Arquivos para Imprensa

• ou •
24 de janeiro de 2018

ACIJS avalia decisão do TRF4 como momento histórico para novo ciclo no Brasil

O presidente da ACIJS, Giuliano Donini, avalia que a rejeição ao recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em segunda instância, nesta quarta-feira (24), representa um momento histórico para o Brasil e especialmente para a política brasileira. O empresário entende que o resultado do julgamento realizado em Porto Alegre traz simbolismos que não podem ser ignorados, como início de um novo ciclo de mudanças extremas que o País necessita para avançar em desenvolvimento econômico e social.

“Agora, é o momento de virar esta página e entender que o livre desenvolvimento do mercado, que a capacidade de a sociedade ser livre, de poder empreender e desenvolver com igualdade, gerando emprego e renda, onde o crescimento econômico não pode ficar a mercê de interesses corporativistas que sugam o Estado. O Brasil precisa sair de um círculo vicioso que já vem de algum tempo e nos anos recentes se tornou crucial para que o País não avançasse de maneira célere como nação desenvolvida, tirando o proveito de todo o seu potencial em riquezas, em inovação e na capacidade do seu povo”, diz Donini.

Ao lado dos efeitos que a decisão do Tribunal Regional Federação da 4a Região pode trazer no âmbito da economia, com o aumento da confiança em termos de investimentos, há segundo ele expectativas claras da classe empresarial quanto à mudança de comportamento da classe política e do setor público. “Já se fazia urgente há muito tempo interromper um sistema político viciado que estabeleceu uma relação promíscua de troca de favores, com mecanismos que envolviam estatais e setores da própria iniciativa privada, com distintas formas de corrupção que atrasam o Brasil e prejudicam a sociedade como um todo”.

Giuliano Donini argumenta, neste sentido, a confiança de que o processo julgado esta semana se torne emblemático, “para que se tenha uma limpeza efetiva no círculo da política brasileira”. Entende que o julgamento de uma figura como a de um ex-Presidente da República, na extensão do que ocorreu, é um primeiro passo, talvez não o maior deles, mas em condições de gerar otimismo capaz de fazer o Brasil voltar a ambicionar uma depuração exemplar do ambiente público, da transparência de quem opera o dinheiro público e que ponha fim às distintas formas de corrupção que se tornaram mais intensas nos últimos anos.

Em relação aos efeitos políticos da decisão que confirmou a condenação de Lula, o presidente da ACIJS pondera que seria ingênuo considerar que ele esteja ausente do processo eleitoral, pela liderança que representa no ambiente político. “Evidentemente pode-se esperar um enfraquecimento de movimentos que até então o seguem, mas mesmo com a manutenção da condenação e da extensão da pena de uma maneira ou outra o ex-presidente influencia sem dúvida a campanha, participando diretamente ou nas articulações, o que é natural na democracia”, afirma ao enaltecer que o julgamento num ambiente tranquilo demonstra a importância do País contar com instituições fortes, atuando de maneira independente e livre, respeitando o estado de direito.

O empresário assinala também que o fato de um representante partidário de uma determinada sigla não isenta outras siglas envolvidas em casos de corrupção ou ligadas a mecanismos que corromperam a administração pública, daí a importância de continuidade do processo com a operação Lava-jato e com outras formas de combate a desvios. “É preciso que os setores que atuam nesta área transmitam à sociedade a percepção de que o trabalho de limpeza continuará e que o julgamento de processos que estão tramitando tenham a mesma celeridade, e isto passa também por uma revisão aos privilégios e de blindagens que beneficiam muitos dos agentes públicos e prejudicam o trabalho da justiça”.




Empresas Conveniadas

  • Centro Universitário Internacional UNINTER
    Centro Universitário Internacional UNINTER

    Rua Marina Frutuoso, 388 - Centro Fone: (47) 3054-1892 Desconto de 10% nas modalidades EAD e Presencial para empresas associadas da ACIJS

  • Curso e Colégio Conexão
    Curso e Colégio Conexão

    Rua Seme Mattar, 154 , Baependi Fone: (47) 3376-4040 Para associados da ACIJS, seus colaboradores e parceiros o ENSINO MÉDIO terá desconto de 30% desconto nas mensalidades + 10% para pagamento realizado até a data de vencimento. Para o PRÉ-VESTIBULAR, o desconto será de 35% nas mensalidades pagas até o vencimento. Essa campanha terá vigência até 31/12/2018.

  • Stronit Soluções em TI
    Stronit Soluções em TI

    Rua Angelo Rubini 711, Sala 4 - Barra do Rio Cerro Fone: (47) 3370-9422 Desconto de 10% sobre consultoria e serviços nas áreas de servidores, backup e segurança da informação para associados da ACIJS

  • FiscALL Soluções
    FiscALL Soluções

    Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430, sl 8, Centro Fone: (47) 3376-2220 Desconto de 10% em todos os serviços executados para Associados da ACIJS.

  • Yázigi Internexus
    Yázigi Internexus

    Rua Presidente Epitácio Pessoa, 555 – Centro Fone: (47) 3055-0703 Desconto de 8% para Associados da ACIJS.

  • Agemed Saúde S.A.
    Agemed Saúde S.A.

    Rua Jorge Czerniewicz, 99 - Czerniewicz Fone: (47) 3374-5953 Desconto de 5% para Associados da ACIJS.