Economia de Energia é tema de Simpósio de Sustentabilidade

2970

Para marcar os 10 anos de fundação do Núcleo de Sustentabilidade Corporativa, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul promove no dia 1º de setembro simpósio que vai reunir especialistas abordando práticas aplicadas na iniciativa privada e no poder público.

Com participação gratuita e aberta a profissionais, empresários, estudantes e comunidade em geral, o evento pretende tratar a sustentabilidade como fator de vantagem competitiva às empresas. Além de palestras, a programação apresentará cases de sucesso da Malwee, WEG e Embraco.

Arnaldo Altini Junior, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Corporativa ACIJS-APEVI destaca a importância de um evento com esta amplitude no momento em que a sociedade discute a sustentabilidade como um conceito que precisa extrapolar a questão ambiental. A melhoria da gestão seja no mundo corporativo ou no dia a dia das pessoas está relacionada com o entendimento mais amplo do assunto, dos recursos naturais, financeiros e administrativos.

O evento conta com o apoio da Fiesc/Senai. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-7016 e e-mail [email protected].

Programação

7h45 – Abertura

8h – Palestra “Cadeia de valor”, Simone Faustine (Nexus Consultoria)

8h40 – Apresentação de case – “Código de ética para fornecedores”, Raul Zappelini (WEG)

910 – Palestra “Eficiência energética e a nova chamada pública da Celesc Distribuição”, Arthur Rangel Laureano

10h – Palestra “Eficiência energética para a indústria”, Alexandre José Araújo dos Santos (Senai/Fiesc)

10h40 – Apresentação de case – “Indicadores de desempenho para sustentabilidade”, Lilian Taíse da Silva Beduschi (Malwee)

11h10 – Apresentação de case – “Net.Genius: Desafios e perspectivas na criação de um modelo de negócio sustentável”, Luiz Ricardo Berezoski (Embraco)

Sobre os convidados

Simone Faustine – Mestre em Engenharia da Produção com linha de pesquisa sobre sustentabilidade em cadeias produtivas, MBA em Gestão da Responsabilidade Corporativa e Graduação em Psicologia. E também, Proprietária da Nexus Consultoria em Sustentabilidade. Há mais de 15 anos assessora empresas nos segmentos de Higiene e Beleza, Têxtil, Metal Mecânico, Saúde, Alimentos e Plásticos para a definição de estratégias, estruturação de políticas, processos e indicadores de desempenho e na operacionalização de planos de ação em sustentabilidade corporativa. Destaca-se pelo trabalho pioneiro direcionado à implantação de programas voltados à sustentabilidade em cadeias de valor no Brasil, desenvolvidos desde 2004 em empresas como O Boticário, Embraco, Cia Hering, Albany International, Zara e Pernambucanas. Desenvolve pesquisas e cenários em sustentabilidade e também, elabora Relatório de Sustentabilidade segundo padrão internacional Global Reporting Initiative (GRI/G4). É Professora em cursos de pós-graduação em Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da SOCIESC e Sustentare. E também, especialista em sustentabilidade do UNIETHOS. Realiza cursos in company e palestras sobre sustentabilidade corporativa.

Raul Zappelini – Formação em Economia pela FERJ, Especialização em Administração Financeira pela FGV, Especialização em Logística e Qualidade Total pela FURB, Experiência de atuação em Suprimentos por mais de 20 anos, Atualmente Gerente de Suprimentos da WEG Motores Ltda.

Arthur Rangel Laureano –  Engenheiro, gerente de Projetos na Divisão de Eficiência Energética da Celesc Distribuição. Coordenador do Programa Indústria +Eficiente, responsável pelo investimento de mais de R$ 18 milhões em projetos de eficiência energética em instalações industriais. Gerente do Projeto Banho de Sol IV, com investimento de mais de R$ 3,8 milhões na instalação de aquecimento solar de água em 115 instituições filantrópicas de Santa Catarina. Responsável pela elaboração dos editais das Chamadas Públicas para Seleção de Propostas de Projetos de Eficiência Energética da CELESC.

Taise Beduschi – Engenheira Química, com mestrado na Avaliação do Desempenho da Sustentabilidade concluído em 2003. Possui 12 anos de experiência na área de sustentabilidade nos setores de agronegócio, alimentos, açúcar & bioenergia atualmente de moda (indústria e varejo). Suas experiências incluem implementação de sistemas de gestão integrados, qualidade, saúde e segurança do trabalho e meio ambiente, elaboração de planos estratégicos e táticos para sustentabilidade, incluindo relatórios de sustentabilidade, nos modelos GRI para as áreas de negócio em que atuou, no desenvolvimento de projetos socioambientais, em processos industriais e com comunidades, sempre alinhados ao negócio de atuação. Realizou auditorias de sistema de gestão ambiental de saúde e segurança do trabalho, de qualidade e Due Dilligences para aquisição, quantificando riscos e investimentos para atendimento de critérios de sustentabilidade. No último ano, assumiu a gestão da Sustentabilidade no Grupo Malwee onde desenvolveu o Plano de Sustentabilidade 2020 e o lançamento do Primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa. Desde de 2003 participa de grupos mundiais de discussão sobre sustentabilidade, partindo dos trabalhos de Mestrado em parceria com a Universidade de Berlin. Representante em grupos empresariais setoriais, nacionais e internacionais, atualmente o SAC – Sustainable Apparel Coalition, ABIT, Associação Brasileira de ACV – Análise de Ciclo de Vida, entre outros.

Luiz Ricardo Berezowski – Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desenvolveu sua carreira principalmente na área de Negócios de grandes empresas nacionais e multinacionais, passando por Compras, Operações, Vendas, Novos Negócios e Planejamento Estratégico. Hoje trabalha na Embraco e é atualmente o responsável pelo Nat.Genius, unidade de negócios no segmento de reciclagem de eletrodomésticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *