aaa

SENAI faz relato sobre Olimpíada do Conhecimento na plenária ACIJS-APEVI

DSC_0035

O SENAI de Jaraguá do Sul apresentou nesta segunda-feira, durante a plenária ACIJS-APEVI, um balanço dos resultados alcançados com a Olimpíada do Conhecimento, realizada no final de outubro. Michael Siemeintcoski, diretor do SENAI, disse que o evento se constitui na maior competição de educação profissional das Américas, reunindo estudantes de diferentes níveis de ensino da educação profissional em provas de conhecimento nas áreas de formação ofertadas pela instituição.

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento ocorreu em 4 unidades do SENAI simultaneamente: além de Jaraguá do Sul, a disputa mobilizou 133 estudantes de mais de 19 cidades catarinenses nos câmpus de Blumenau, Joinville e São Bento do Sul. Em Jaraguá, as provas movimentaram as áreas de polimecânica, modelagem de protótipos, CAD, STI, eletrônica industrial, mecatrônica, instalação e controle de processo, e design gráfico.

Michael  lembra que a competição ocorre a cada dois e avalia o melhor desempenho dos alunos em 35 profissões diferentes, objetivando apresentar para a comunidade o nível de ensino oferecido para a indústria catarinense.  Os melhores alunos representarão Santa Catarina na etapa nacional e os vencedores representarão o Brasil na etapa internacional, World Skills, que ocorrerá em 2017 em Abu Dhabi, na Arábia Saudita.

“A olimpíada trabalha com diferentes projetos, situações reais enfrentados pela indústria. Estes problemas são colocados aos estudantes na hora em que participam da prova, onde eles são desafiados a buscarem uma solução criativa num curto espaço de tempo. Eles são convidados a interpretar o problema e a buscar uma solução que possa ser aplicada pela indústria”, diz Michael.

Junto com a Olimpíada do Conhecimento, foi realizada o Inova, competição na área de inovação. Na Olimpíada do Conhecimento, Jaraguá do Sul se classificou na quarta colocação, com a equipe de 11 competidores somando 29 pontos e conquistando 9 medalhas, sendo 3 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze. No Inova, Jaraguá obteve destaque na categoria “Tecnologias inclusivas” com dois projetos: “Eu entendo, eu escolho” aplicado na moda inclusiva, e “Geração alternativa e utilização consciente da energia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *