aaa

Relato sobre autismo emociona e reforça importância do trabalho da AMA

Um relato carregado de emoção sobre o dia a dia de um jovem autista, feito por sua própria irmã, trouxe emoção ao Encontro Empresarial da ACIJS nesta segunda-feira, dia 22.

No mesmo evento houve a apresentação do programa Jaraguá Mais Saudável, uma iniciativa que busca melhorar os indicadores de qualidade de vida da comunidade a partir da integração de várias iniciativas e da mobilização de todos os segmentos sociais, o que contribuiu para valorizar a pauta dedicada aos assuntos.

Em referência ao Abril Azul, mês dedicado aos autistas, a vereadora-mirim Giullia Giampiccolo Lombardi, de 14 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Básico Rodolpho Dornbusch, falou sobre o assunto. Giullia disse que se sentia à vontade para falar sobre o tema, uma vez que convive com um irmão de 20 anos, portador da síndrome do transtorno do espectro autista. Ela já havia levantado a questão numa das sessões da Câmara Mirim, este mês, quando disse que a inclusão social é uma de suas bandeiras de atuação. “Pesquiso muito, estudei muito sobre o tema e defendo a inclusão social sempre. Temos que criar projetos de inclusão”, disse durante a participação no encontro empresarial, emocionando-se em alguns momentos.

Ela citou que a AMA (Associação de Amigos do Autista) tem sido fundamental na vida do irmão e da família, o que foi confirmado posteriormente em um vídeo, com diversos depoimentos de pais com filhos autistas. “Sem a AMA tudo seria mais difícil”, todos concordam. A presidente da entidade, Leila Modro, agradeceu a participação e o apoio da comunidade nos eventos do Abril Azul, iniciado no dia 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ela relatou as dificuldades em manter a instituição, onde 60% dos custos são levantados por meio de promoções, eventos, venda de produtos e cartões, além de doações voluntárias.

O poder público entra com 40% dos custos, aproximadamente, comentou Leila. O presidente da Associação Empresarial, Anselmo Ramos, destacou a importância do tema no encontro, lembrando que Jaraguá do Sul tem o associativismo e o voluntariado como referências importantes da sua história. Ele chamou atenção sobre a desenvoltura de Giullia e disse que “vocês vão ouvir falar muito dessa jovem, ainda”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *