Presidente da ACIJS quer educação qualificada e menos burocracia para estimular ambiente de negócios

Reconduzido ao cargo, o advogado Paulo Luiz da Silva Mattos foi aclamado na segunda-feira para mais um ano na presidência da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

Para o novo mandato, que segue até fevereiro de 2016, o presidente destaca a continuidade do trabalho e a manutenção de diretrizes que orientam a gestão iniciada em março do ano passado. A renovação de mandato se tornou praxe na história da entidade, e ocorre por aclamação durante assembleia com os associados, quando também há uma renovação prevista no estatuto para os conselhos deliberativo e fiscal.

No segundo ano do período de gestão, a prioridade da ACIJS continuará sendo a de estimular o setor produtivo, na busca de condições para um ambiente favorável de negócios

No segundo ano do período de gestão, a prioridade da ACIJS continuará sendo a de estimular o setor produtivo, na busca de condições para um ambiente favorável de negócios

“Foi um ano de muito trabalho, de articulações, com mudanças significativas nos diferentes cenários, seja nacional, estadual e municipal, em que a entidade empresarial esteve em alguns momentos participando e em outros liderando esses projetos”, assinala Paulo Luiz Mattos.

No segundo ano do período de gestão, a prioridade da ACIJS continuará sendo a de estimular o setor produtivo, na busca de condições para um ambiente favorável de negócios. “O empresário precisa ter tranquilidade para que possa desenvolver seu negócio, e isto vem com a melhoria da infraestrutura, com mais investimentos em setores estratégicos que lhe assegurem certeza de investimentos, que se reflete em mais emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida da população”.

Temas como inovação e tecnologia continuarão na agenda fixa da ACIJS, comenta Mattos. Um dos novos projetos se relaciona com a busca de melhores indicadores no ensino do município e com isso a qualificação de jovens para o mercado de trabalho. “Estamos formalizando em parceria com a Secretaria de Educação do município e com a Fundação Victor Civita, que visa à capacitação de docentes e com isto um salto de qualidade na educação básica, pois esta será a mão de obra do futuro”. No dia 24, o assunto será debatido em painel no Centro Empresarial, com a presença de especialistas – o evento é gratuito e aberto à participação de todas as pessoas interessadas.

Redução da Burocracia

Outro tema que estará na pauta da entidade, explica Paulo Mattos, é a redução da burocracia nas tomadas de decisões que representem possibilidades de investimentos. “Quando tratamos com os órgãos públicos a burocracia é um entrave significativo e um dificultador para o incremento de novas atividades econômicas. É preciso mudar este quadro sob pena de termos um engessamento no crescimento e no desenvolvimento regional”, observa.

Para buscar a flexibilização de procedimentos, a ACIJS pretende liderar uma discussão com o poder público e estimular mudanças ou ajustes em legislações. “Muitas vezes há exigências desnecessárias que poderiam ser resolvidas com um crédito de confiança ao empresário. O que defendemos é maior transparência e menos rigor sem necessidade, é preciso confiar, mas também que o empresário evidentemente assumindo todas as responsabilidades pelas informações que estará fornecendo ao requisitar serviços da administração pública”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *