Prêmio MPE Brasil: FiscALL Soluções recebe reconhecimento nacional

Imagine 50.918 micro e pequenas empresas, de todo o país, apresentando suas principais qualidades e competências. Calcule agora a dificuldade para escolher 113, premiadas em seus estados.

Esse é o desafio do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que reconheceu as melhores práticas de gestão utilizadas nos pequenos negócios de todo país. Em 2014, candidatou-se para avaliação um número recorde de empresas de todos os estados brasileiros. Na etapa estadual, a primeira do processo, 113 delas foram reconhecidas. Foram premiadas categorias que abrangem Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio. Além disso, há duas distinções especiais chamadas Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.

Prêmio MPE Brasil: FiscALL Soluções recebe reconhecimento nacional

O evento (organizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade) foi realizado em Brasília no último dia 25 e contou com o pronunciamento das seguintes autoridades:

Jairo Martins (FNQ) que disse que o prêmio é benchmarking para todos os empresários, incluindo os de outros países. E ainda deixou seu recado: líderes governamentais, aprendam com as MPEs, utilizem o MEG como modelo de excelência para o Brasil; 

Claudio Gastal (MBC) que pediu que os empresários presentes multipliquem o MPE Brasil. Atrás disso tudo está nosso País e a sociedade brasileira;

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho (SEBRAE) fez agradecimento à parceria, gestores, empresários dizendo que eles fazem a diferença no país com o aumento da competitividade, geração de empregos, superação das dificuldades e que o crescimento das empresas sejam os seus sonhos permanentes; e

Guilherme Afif Domingos – Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República que é uma secretaria com status de ministério, disse que a burocracia mata o empresário e que 95%das empresas brasileiras são MPEs.

O que é o MPE Brasil

Ao reconhecer empresários que investem para qualificar a gestão, o MPE Brasil é um grande incentivador da busca pela excelência nas micro e pequenas empresas de todo o país. O objetivo da iniciativa é contribuir para o aumento da produtividade e competitividade desse segmento de negócios.

A participação é gratuita. Para se inscrever é necessário atender a alguns critérios: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões (conforme o estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte); ter completado pelo menos um ano fiscal, estar com registro atualizado no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal.

Cada empresa candidata preenche um detalhado questionário de auto avaliação, padronizado e baseado nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade. Ao final do processo, todas recebem um relatório de diagnóstico com sugestões de oportunidades de melhorias, que permite uma evolução da gestão e dos resultados das candidatas.

A FiscALL Soluções, de Jaraguá do Sul, que havia sido vencedora em duas categorias na etapa estadual do MPE Brasil 2014 (Serviços e Jovem Empreendedor) recebeu na ocasião o reconhecimento nacional por figurar entre as 25 empresas finalistas do setor de serviços.

Fonte: Editorial FiscALL Soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *