aaa

Prefeitura ressalta parceria com ACIJS para melhoria na Educação

DSC_0024

O secretário de Educação Elson Quil Cardozo reforçou na plenária ACIJS-APEVI desta segunda-feira (16) a importância da soma de esforços entre a municipalidade e as entidades organizadas do setor produtivo, com vistas a melhorar ainda mais os indicadores de Jaraguá do Sul nesta área.

Além de empresários, muitos professores e gestores da Educação acompanharam a exposição que Elson Cardozo fez do Plano de Ação para a Educação no município. Ressaltou que embora a cidade historicamente detenha indicadores positivos, há um esforço para o contínuo avanço do ensino público. Recordou que a integração mais efetiva teve início em 2013, quando a ACIJS e a Prefeitura começaram a conversar sobre o assunto. Uma vídeo-conferência com a participação do estudioso Gustavo Iochpe deu a largada para uma ação prática na busca de novos parâmetros capazes de levar o município a indicadores positivos de ensino.

“O que estamos buscando concretamente é a interação de esforços entre a administração e a sociedade por meio de um plano de ação que não se esgota em uma gestão, mas permanece independente de quem estiver à frente do município”, comentou ao destacar que o documento alinha diretrizes a serem alcançadas em três áreas: infraestrutura, formação de professores e gestores, e conteúdos e avaliação. Elson Quil Cardozo lembra que este direcionamento leva em conta a complexidade do desenho da Educação no município, hoje formado por 60 unidades, 20 mil estudantes e 2.200 profissionais da área. “É um plano constituído no diálogo com a sociedade, fruto de reuniões periódicas que buscam o entendimento capaz de gerar a melhoria contínua dos nossos indicadores”, salienta, lembrando que a ideia dos elos envolvidos com o projeto é de atuação no formato de observatório permanente voltado à Educação.

A partir do que é observado, argumenta Elson Cardozo, o município direciona suas estratégias, seja em investimentos na formação docente, na implementação de ferramentas de avaliação e gerenciamento de dados, no incremento da estrutura física e pedagógica, entre outros aspectos. O objetivo é elevar a avaliação do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para acima de 7 pontos até 2020, resultado que pode ser assegurado por meio da adequação da infraestrutura às demandas da educação básica, na capacitação de gestores e dos profissionais, e na padronização dos conteúdos programáticos e aos critérios de avaliação da aprendizagem.

O presidente da ACIJS, Paulo Luiz Mattos, elogiou o esforço do município e a compreensão do quanto a melhoria dos indicadores é positivo para o município. Mattos disse que a classe empresarial está acompanhando com interesse o desenvolvimento do plano, além de apoiar as iniciativas que entende serem positivas para a qualificação da formação da atual e futuras gerações.

Um dos aspectos para a elevação dos índices, destacou, passa pelo reconhecimento do papel do professor em sala de aula e da sua valorização pela sociedade. Por essa razão, a ACIJS e a Prefeitura premiarão professores que se destacam com uma viagem de estudos à Alemanha, onde conhecerão metodologias de ensino daquele país. “É preciso que os pais percebam qual a função que lhes cabe, que é de educar para a vida, atuando junto com os professores na função que lhes cabe de ensinar, complementando o que as crianças e jovens recebem em suas famílias”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *