aaa

PM busca apoio para construção de novo canil

O serviço de policiamento com cães em Jaraguá do Sul e região foi apresentado na plenária semanal da ACIJS e APEVI na segunda-feira, dia 25. Unidade de suporte às operações da PM, o Canil Setorial (também denominado K-9) é o único em funcionamento na área de abrangência da 5ª Região da Polícia Militar – formada, além de Jaraguá do Sul, pelos quartéis de Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul e seus municípios de jurisdição – participando de todos os serviços regulares de policiamento, localização de entorpecentes, busca e captura e guarda e proteção, entre outras atividades.

Para relatar os resultados do trabalho, estiveram na plenária, acompanhando o tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, comandante da corporação, o capitão Alexandro Cravo Kalseltz e os soldados Marcos Paulo Cattoni e Diego Henrique Kunze, que atuam com os dois animais à disposição do 14º Batalhão de PM. Eles explicaram características do papel que os dois cães – Zeus e Thor, da raça pastor belga malinois – cumprem no dia a dia, despertando curiosidade de pessoas participantes da plenária.

plenaria-25-11

Conforme o capitão Alexandro, a PM conta com serviços de canil desde 1980, mas poucas cidades contam com unidades instaladas. Em Jaraguá do Sul os serviços começaram em 2011 e há projeto para ampliar a estrutura e outros dois animais estão sendo treinados. Para viabilizar este incremento, há necessidade de construção de novas baias e de uma área administrativa e de alojamento para os policiais envolvidos. O espaço já tem área definida junto à sede da corporação e representa investimento de R$ 128 mil. Parte está sendo assegurada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, mas há necessidade de outros recursos.

plenaria-25-11-2

“O trabalho com cães tem se revelado muito positivo não só porque os animais têm possibilidades de entrarem em locais de maior dificuldade para os policiais como pela segurança que proporcionam ao militar nas operações”, assinala o capitão Alexandro Cravo. O oficial apresentou dados que demonstram a eficiência dos serviços para a melhoria dos níveis de segurança pública, principalmente no combate ao tráfico e redução da criminalidade em casos de assaltos.

Empresas ou pessoas interessadas em colaborar no projeto do novo canil da PM podem entrar em contato com o comando pelo telefone (47) 3276-9100.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *