Diretor da KPMG fala sobre perspectivas de negócios para 2017 em reunião no Centro Empresarial

Eduardo Navarro, diretor da consultoria KPMG, participa nesta segunda-feira, dia 13, da plenária semanal da ACIJS e APEVI, falando sobre o atual cenário econômico do País e as perspectivas de negócios. Iniciativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a palestra é aberta ao público em geral, com entrada gratuita, e ocorrerá no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, às 18 horas.

Em manifestação recente durante encontro na sede da FIESC, onde falou a empresários catarinenses, Eduardo Navarro destacou as dificuldades econômicas do Brasil, refletindo que é a crise mais severa desde a década de 1990. Ao apresentar um gráfico de resultados negativos do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas geradas), disse que a recuperação será muito lenta e que somente a partir de 2020 os resultados poderão ser revertidos com maior intensidade.

O consultor disse ainda que 2017 será um ano de muitos pedidos de recuperação judicial e falências, citando que além do cenário macroeconômico continuar morno para os negócios muitas empresas estão endividadas.  “É um ponto que tem nos preocupado muito. Temos nos deparado com situações em que empresas boas, com bons produtos e serviços, estão com uma situação financeira desafiadora. Na prática, 2017, embora tenha recuperação dos indicadores, pode ser um ano em que muitas empresas podem entrar em recuperação judicial”, ponderou.

Eduardo Navarro entende que o ano também deverá ser mais competitivo, destacando que as multinacionais enxergam a crise brasileira como cíclica e voltam a olhar para o mercado interno brasileiro com apetite, o que pode acirrar a disputa por clientes e negócios no país. Na avaliação de cenários, vê chances de crescimento para quem aposta na área de infraestrutura e no potencial de consumo do brasileiro. Com projetos de privatização e concessões previstos pelos governos, há espaço para empresas que atuam na área de rodovias, aeroportos e obras estruturantes. “O otimismo do brasileiro também será fundamental para alavancar vendas no mercado interno”.

Outros temas da plenária

Na plenária também haverá um relato das atividades dos Conselhos e Comitês que contam com representantes da ACIJS, apresentado pelo advogado Frederico Hulbert, consultor jurídico da entidade.

No espaço dedicado a assuntos da comunidade, Vicente Donini, presidente do Conselho de Administração do Hospital São José, dará um relato de prestação de contas da entidade.

A plenária é realizada no Centro Empresarial, as 18h, e é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral.

Informações pelo telefone (47) 3275-7010.

*As Reuniões Plenárias da ACIJS-APEVI ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Promovem debates acerca dos temas mais relevantes para o empresariado jaraguaense, entre eles: Inovação, Gestão, Liderança, Mercado, Política, Comunicação, Finanças, entre outros. As reuniões são abertas aos associados e à comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *