aaa

Parceria entre Prefeitura, ACIJS e Católica SC amplia testagem de diagnósticos da Covid em Jaraguá do Sul

A Católica Santa Catarina deu início nesta segunda-feira (3) a treinamento de equipes que realizarão a testagem em três mil pessoas assintomáticas, como forma de ampliar o enfrentamento ao coronavírus em Jaraguá do Sul. A ação definida pelo Comitê de Gestão da Covid-19 instituído pela Prefeitura, tem o envolvimento da Associação Empresarial.

Testagem e pesquisa auxiliarão o Comitê Estratégico e o município na definição de estratégias de enfrentamento da Covid-19 – Fotos Divulgação PMJS/Católica SC

A ACIJS atuou na articulação com o município para que a Católica seja responsável pela testagem que permitirá ao comitê ter informações sobre a pandemia e, com isto, definir as estratégias frente à doença.

A entidade empresarial também fez a doação de 1.500 testes para esta etapa do trabalho, além de buscar o envolvimento de outros setores para viabilizar a compra de mais testes por meio da Central de Captações e Aquisições, criada em março com o objetivo de atuar em duas frentes.

A primeira, como um fundo para angariar recursos financeiros aplicados na compra de materiais utilizados pela rede pública e nos dois hospitais filantrópicos da cidade, e em outra frente fazendo a intermediação com fornecedores de testes e outros matérias, utilizando as estratégias de compras e assegurando preços mais competitivos, atendendo a empresas e prefeituras da região.

O trabalho de testagem será coordenado pelo professor de Microbiologia da Católica, Rafael Dutra de Armas e deverá ter início já nesta quarta. Envolverá 30 pessoas entre acadêmicos de biomedicina e profissionais de saúde, com o objetivo de respaldar as ações do comitê.

O procedimento será dividido em duas etapas, a partir desta quarta-feira, 1500 pessoas deverão ser testadas e, após 21 dias, outras 1500. A meta é atingir todos os bairros e fazer a testagem em pessoas de todas as faixas de idade.

“Com base no último Censo do IBGE dividimos o Município em 15 setores a partir do Centro para os bairros. A partir daí, serão visitados 10 domicílios por setor”, explica o professor responsável.

Para o secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, a pesquisa vai contribuir muito na tomada de decisões do próprio Comitê.

“Já estamos fazendo testes em assintomáticos há bastante tempo, mas essa será uma ação coordenada de pesquisa. Juntando todos os dados saberemos de fato como se encontra a questão do contágio em nossa cidade, a quantidade de infectados e curados que temos neste momento. Mediante esses resultados poderemos tomar decisões ainda mais assertivas dentro dessa realidade”, destaca. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *