Palestra sobre valor no mercado propõe reflexão sobre desafios a empreendedores

Palestra sobre valor no mercado propõe reflexão sobre desafios a empreendedores

A partir de uma provocação, como foi sugerida com o tema “Vamos conversar? Um olhar para o cenário de mercado atual, os desafios do empreendedor e como a comunicação é fundamental para formação de percepções e geração de conversas, agregando valor para as marcas”, a plenária da ACIJS e APEVI trouxe a proposta de uma reflexão sobre o mercado atual e como as empresas devem se comportar frente ao cenário de dificuldades e de exigências por marcas fortalecidas. Para fala sobre o assunto, o diretor geral da Central de Marketing e Comunicação (CMC) Luis Hufenüssler Leigue, e a coordenadora de Integração Digital da agência Téssia Mendes Lucena apontaram questões que precisam ser percebidas pelos empreendedores.

O tema ofereceu à plenária uma oportunidade de abordagem sobre caminhos que as organizações podem seguir a partir de estratégias de comunicação. Na visão de ambos, esta percepção dos gestores é fundamental para o enfrentamento de crises, que são sempre oportunidades de melhorias e de diferenciação no mercado.

Os dois executivos apontaram a importância de se estar atento ao volume de informações colocadas diariamente pelo mercado, compreendendo as suas variações e demandas que precisam ser atendidas pelas marcas.

“A percepção de mercado surge a partir dos cenários, seja político ou econômico, que indicam onde se pode prospectar e girar negócios. É natural que cenários de dificuldades tragam angústia para o empresário que já está no mercado ou para quem está começando um negócio. Mas se o olhar não for para as dificuldades e sim para as oportunidades, veremos que elas também existem”, lembra Luis Leigue.

A palestra apresentou exemplos de criatividade e deixou no ar questionamentos quanto ao significado de uma marca seja para o empreendedor, para o seu público, à “conversa” com o cliente, até o entendimento sobre quem é o consumidor de um produto ou serviço ofertado pelas empresas. “Saber quem é o consumidor, ter uma ideia do perfil deste consumidor, isto é muito importante para o sucesso do empreendedor. É preciso entender os interesses do consumidor”, completa Téssia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *