Palestra e workshop discutem reorganização do setor de energia elétrica no Brasil

O impacto de medidas tomadas pelo governo federal que trouxeram desajustes do setor elétrico nacional estará sendo abordado na plenária da ACIJS e APEVI nesta segunda-feira, dia 14. Participa do encontro Sandro Luiz de Souza, economista e diretor da RB Energia, que fará uma palestra seguida de workshop do tema “A reconstrução do setor elétrico: de volta para a prancheta”.

O encontro semanal de diretoria e associados das duas entidades começa às 18 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, e é aberto ao público em geral. Informações pelo telefone (47) 3275-7027 e pelos e-mails [email protected][email protected] e[email protected].

Com experiência na área de gestão de tarifas, Sandro Luiz de Souza atuou durante 16 anos na CELESC e coordenou a estruturação do Programa de Consumo Inteligente de Energia da ACIJ – Associação Empresarial de Joinville. Na palestra e workshop o especialista abordará os impactos de medidas pelo governo a partir de 2012 que, segundo ele, alteraram um modelo até então vigente nos últimos 20 anos no setor elétrico.

“Com uma completa dicotomia entre o discurso e a prática, o governo promoveu a completa desorganização do setor elétrico. Com efeito, as principais consequências desta desordem foram as várias liminares, preços no mercado de curto prazo que não refletem a realidade, atrasos e desistências de projetos já leiloados, tarifas elevadas, má qualidade dos serviços, subsídios e isenções tributárias”, pontua.

O objetivo do workshop para empresários, executivos das áreas de custos, profissionais envolvidos com as áreas de gestão nas organizações que têm a energia como um de seus mais importantes insumos no processo de produção, e aos interessados em geral, é o de discutir os princípios de reorganização do setor elétrico brasileiro propostos pelo Ministério de Minas e Energia. “Transformar a informação em conhecimento e apresentar cenários para o futuro, permitindo aos empresários e gestores um planejamento mais eficaz na contratação de energia elétrica”, completa.

Dois outros assuntos completam a agenda da plenária. Cristiane Freiberger, coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores, fala sobre o 11º ERJE – Encontro Regional de Jovens Empreendedores, que ocorrerá no próximo dia e contará com a presença do radialista Rafael Henzel, um dos sobreviventes do acidente aéreo com delegação da Chapecoense no final de 2016. E o advogado Frederico Hulbert, da assessoria jurídica do Centro Empresarial, faz um relato sobre as atividades de conselhos e comitês municipais com participação de representantes da ACIJS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *