Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade
“Você já pensou que pequenos gestos fazem diferença na vida das pessoas?”
Com essa pergunta, o Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS lançou nesta segunda-feira (1º) ação com o objetivo de valorizar atitudes solidárias na comunidade. A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente. Atitudes que podem ser praticadas mesmo durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus, que impôs uma série de restrições e o distanciamento social por medidas de segurança e saúde pública.
A campanha é simples. Todas as pessoas interessadas em participar acessando o link https://bit.ly/3lwdwsT e confira em que modalidades de ações desejam atuar (meio ambiente, sensibilização, doação/desapego, relacionamento e educação), registrando em foto ou vídeo e postando em seus perfis no Facebook ou no Instagram e marcando o Núcleo de Voluntariado com a hashtag #VoluntariadoCorporativo.
Além de buscar dar mais amplitude ao senso de solidariedade presente em Jaraguá do Sul e região, a campanha é uma maneira que os nucleados da ACIJS encontraram para marcar a passagem do Dia do Voluntário, que ocorre no calendário em 5 de dezembro (sábado).

O Núcleo de Voluntariado Corporativo também está divulgando seus canais de comunicação pelas redes sociais, que podem ser seguidos no Facebook e Instagram em @nucleovoluntariadocorp.acijs. O NVC foi oficializado em novembro e conta com a participação de profissionais representando 8 empresas e instituições, e busca agora a adesão de novos associados. Fazem parte como fundadoras as empresas Agricopel, Bold Participações, Duas Rodas, Malwee, WEG, além do Hospital São José, Instituto Malwee e da FIESC (SESI e SENAI).
O lançamento da campanha ocorreu durante live que a ACIJS realizou na terça-feira para divulgar o Dia de Doar, um grande movimento para promover a doação no Brasil, buscando mobilizar a sociedade por um país mais generoso e solidário, através da conexão de pessoas com causas. No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. No exterior, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
Participaram da live Edna Zamboni (Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS), Andressa Mongruel Vicenzi (Fundo Social SESI-SENAI), Edilma Lemanhê (SCAR) e Michel Contessi (Hospital São José). O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul fez a mediação do encontro, destacando que o movimento está muito identificado com o perfil da cidade em movimentos que envolvem pessoas e instituições. “Jaraguá tem uma importante história de voluntariado e de atitudes solidárias, com exemplos que buscam a construção de uma comunidade mais inclusiva, de oportunidades e principalmente com qualidade de vida”, salientou ao falar da importância de discutir o tema.
No encontro, as entidades deram testemunhos sobre resultados obtidos com projetos apoiados por leis de incentivo. A live também mostrou como as pessoas podem fazer uso de mecanismos legais de renúncia fiscal por meio do repasse de até 9% do Imposto de Renda devido, contando com plataformas de orientação como o Fundo Social, iniciativa inédita em Santa Catarina liderada pela FIESC e que surgiu em Jaraguá do Sul com envolvimento direto da ACIJS.
>>> Assista na íntegra a live sobre o Dia de Doar e como inspirar outras pessoas e grupos organizados da comunidade para o voluntariado em nossa região
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Ministro da Infraestrutura diz que BR-280 é prioridade, mas enfatiza importância da articulação regional pela obra
O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas participou nesta segunda-feira (30) de live organizada pela ACIJ – Associação Empresarial de Joinville, com a participação de lideranças do setor produtivo, apresentando um relato das ações do governo federal no estado.
O ministro falou sobre investimentos em andamento e sobre as expectativas em relação às áreas de infraestrutura para os próximos anos, especialmente quanto à logística e mobilidade. Segundo ele, a maior dificuldade do governo é a falta de recursos, situação agravada com a crise causada pela pandemia e seus reflexos nos orçamentos da união. O setor, entretanto, é considerado estratégico para que o País volte a se desenvolver com sustentabilidade econômica e melhore seus indicadores de competitividade no cenário mundial.
“Há um estoque de recursos na ordem de 17 trilhões de dólares disponíveis para investimentos e o Brasil precisa atrair projetos importantes para melhorar a produtividade e com isso o seu desempenho global”, assinalou. Ele reafirmou a importância de medidas tomadas pelo governo federal para que o país ofereça um ambiente seguro à entrada de capital externo. Nesse sentido, uma das apostas é o plano de concessões em vários setores, com a previsão de 100 leilões nos próximos dois anos, 52 deles já em 2021.
A meta do governo com esses leilões é alcançar um volume de captação de R$ 100 bilhões em investimentos privados somente na área de transportes. Volume pode chegar a R$ 300 bilhões nos próximos anos considerando a infraestrutura em geral, com expectativa de somar R$ 260 bilhões só de investidores privados por meio da concessão de mais de 100 ativos até 2022. No rol das concessões constam aeroportos, terminais portuários e rodovias, principalmente. “O investimento privado deve ser um dos principais indutores do desenvolvimento econômico”, disse o ministro ao destacar que o governo está priorizando obras que já estão em andamento.
Nos planos de concessão estão inclusos os aeroportos de Joinville e Navegantes, ainda no primeiro trimestre de 2021. Também faz parte do plano a remodelação dos modelos dos portos de São Francisco e Itajaí (que devem ser totalmente entregues à iniciativa privada). Outro projeto é o do contorno ferroviário na região de Joinville (R$ 400 milhões), que deve ser retomado, mas com proposta de que a concessionária assuma o investimento dentro da renovação de concessão prevista para 2021.

BR-280 vai exigir esforço de parlamentares em favor da região
Sobre os investimentos que se referem à BR-280, o ministro disse que a questão é de fôlego financeiro, ressaltando a importância de serem mantidos ao menos os recursos já liberados até que as condições de orçamento melhorem. Para isso ele destacou a importância de mobilização da bancada catarinense, para que os parlamentares priorizem a rodovia por meio de emendas, e com isso a obra não sofra interrupções.
Tarcísio Gomes de Freitas reiterou que o governo está focado na conclusão de obras iniciadas, por isso a rodovia tem sido considerada prioritária, juntamente com a BR-470. Foi enfático ao dizer que, diante da dificuldade de recursos, o governo vem buscando assegurar a continuidade dos dois projetos por meio de suplementações de recursos, utilizando a Lei de Diretrizes Orçamentárias ou via emendas parlamentares da bancada catarinense. Dos recursos do caixa do tesouro foi feita uma suplementação de R$ 30 milhões para o orçamento 2021 e a expectativa é de que pelo menos o mesmo montante seja garantido por emendas parlamentares.
>>> O ministro fez um relato dos serviços por trechos:
1. No lote 1 da BR-101 ao porto, dos 36 quilômetros está sendo realizada a terraplanagem que só atingiu até 6 quilômetros do total (corresponde a 9% em execução) e iniciado o viaduto no Instituto Federal de Santa Catarina (antigo Colégio Agrícola), com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2021. Em relação ao Canal do Linguado, não há nenhuma expectativa de curto prazo porque as obras dependem da solução ás questões ambientais para se se estude qual a melhor solução quanto ao que será feito em termos de soluções de engenharia.
2. No lote 2 entre a BR-101 e Guaramirim, 52% da terraplanagem e preparação já estão concluídos no trecho de 14 quilômetros e começou a preparação para a construção de nova ponte sobre o rio Piraí, com a meta de entrega de dos primeiros quilômetros duplicados no primeiro trimestre de 2021.
3. No lote 3, entre Guaramirim e Jaraguá está sendo concluído o vazamento do túnel e terminando 4 quilômetros de duplicação, com previsão de entrega até o final do primeiro trimestre de 2021. O ministro disse que pretende via a região para acompanhar a entrega do viaduto.
Otimismo e acompanhamento vigilante, sugere a ACIJS
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, que acompanhou a live, salienta que em sua fala o ministro vê a obra no mesmo grau de relevância com que a comunidade entende a duplicação da BR-280. O empresário reforça a importância da região se manter otimista e vigilante quanto aos desdobramentos da obra de duplicação da rodovia na sua integralidade, desde o porto de São Francisco do Sul, principalmente diante da preocupação com a falta de recursos se não houver uma mobilização das bancadas de Santa Catarina no Congresso e de uma força-tarefa com o objetivo de assegurar a sua continuidade.
“O ministro deixou clara a importância desta articulação, de termos uma coalizão política para que tanto a BR-280 quanto a BR-470 tenham alocados recursos que assegurem a celeridade que precisamos, sob pena de continuar recebendo esses recursos a conta-gotas que não resolverão os problemas das duas regiões”.
Luis Leigue pondera, por outro lado, que o ministro se mostrou assertivo quanto à abertura de um canal de diálogo, o que gera uma expectativa positiva no envolvimento dos parlamentares em buscar garantias do governo para as obras. “Há ainda um caminho longo, diante das dificuldades estruturais da obra, como na questão do Canal do Linguado, mas as perspectivas são favoráveis para uma solução de resposta a esse importante projeto da região”, completa.
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Dia de Doar é apresentado em live da ACIJS nesta terça, dia 1º
Live organizada pela ACIJS por meio do Núcleo do Voluntariado Corporativo vai apresentar nesta terça-feira (1º) a iniciativa Dia de Doar.

Trata-se de um grande movimento para promover a doação no Brasil, buscando mobilizar a sociedade por um país mais generoso e solidário, através da conexão de pessoas com causas.
A live ocorrerá às 18h30, com transmissão pelo canal da ACIJS no YouTube. Participam da atividade Edna Zamboni (Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS), Andressa Mongruel Vicenzi (Fundo Social SESI-SENAI), Edilma Lemanhê (SCAR) e Michel Contessi (Hospital São José). O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul fará a mediação do encontro.
Integrada à agenda, ocorre a apresentação oficial para a comunidade do Núcleo de Voluntariado Corporativo formado recentemente na ACIJS.
Iniciativa mundial
No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.
No exterior, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
Quem organiza e lidera a mobilização é a http://www.captadores.org.br/. O Dia de Doar é realizado em nome do http://www.doar.org.br/, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação.
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COMUNICADO DE PESAR
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS, por meio do seu Conselho Superior, Diretoria, Associados e colaboradores, manifesta seu pesar pelo falecimento nesta segunda-feira, dia 30, do Senhor Constantino Buzzarello, pai do vice-presidente para assuntos de segurança desta entidade, Luiz Carlos Buzzarello, se juntando aos familiares e amigos neste momento de dor.
Expressamos nossa solidariedade, na certeza de que a família Buzzarello
encontrará conforto espiritual diante da perda de seu ente.
Diretoria ACIJS
Jaraguá do Sul, 30 de novembro de 2020.

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Decreto municipal orienta quanto às restrições no enfrentamento ao coronavírus
Decreto municipal em vigor desde o dia 25 (quarta-feira) estabelece adequações em Jaraguá do Sul no enfrentamento ao coronavírus, com base nas determinações do Governo do Estado depois que a região passou a integrar a matriz de risco gravíssimo.
Os novos regramentos impactam segmentos econômicos e substituem o decreto anterior, assinado em 18 de novembro, destacando as seguintes atividades:
Restaurantes, lanchonetes e bares
Os estabelecimentos poderão receber clientes diariamente, até as 21 horas, podendo o atendimento ser estendido por mais uma hora, até as 22h.
Fica autorizada a execução de músicas com cantores individuais ou em dupla, desde que em som ambiente ou acústico, não sendo permitida a execução de música por qualquer meio que dificulte a conversa e o consequente distanciamento entre clientes e funcionários nesses estabelecimentos.
A retirada de produtos no balcão ou o serviço de entrega estão permitidos até a meia-noite.
Indústrias e empresas
Atividades permitidas
Comércio em geral
Capacidade de público limitada em 50%
As provas de roupas estão permitidas, desde que respeitados os protocolos de saúde como distanciamento, uso de máscara e de álcool-gel
Academias de ginástica em geral
Capacidade de público limitada em 30%
Casas noturnas e afins
Atividades de funcionamento suspensas
Congressos, seminários e palestras
Atividades presenciais suspensas
Mercados e farmácias
Sem restrições, com funcionamento permitido desde que respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m
Cursos livres
Realização permitida, com distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas
Eventos sociais
Atividades suspensas
Hotéis, pousadas e albergues
Capacidade de público limitada em 30%
Transporte coletivo
Permitido, desde que cumpridos os protocolos de saúde pela empresa permissionária e respeitadas as regras estabelecidas pelo decreto estadual
Eventos em formato drive-thru ou drive-in
Essas atividades estão proibidas, assim como a abordagem ou intervenção às pessoas em logradouros públicos, como por exemplo pesquisas, panfletagens, entre outros métodos.
Demais restrições, como a capacidade de público em igrejas e templos, e a proibição do futebol recreativo, por exemplo, são determinadas do governo estadual, de acordo com a matriz de risco.
>>> Confira a íntegra do decreto >>> https://bit.ly/2JgZNss
>>> Veja quais são as orientações por atividades, com base no regramento estadual

Momento exige atenção da comunidade
A presidente do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, Emanuela Wolff, salienta o esforço da administração municipal e dos membros do Comitê Extraordinário de Gestão à Covid-19 para permitir que o maior número de atividades econômicas pudesse ser mantida em operação, respeitando as devidas regras de distanciamento social. “Estamos no auge do atendimento aos pacientes na nossa rede com cerca de 800 consultas por dia, buscando sempre o equilíbrio para mantermos a economia ativa”, afirma Emanuela.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, diz que a inclusão de Jaraguá do Sul e dos demais municípios do Vale do Itapocu, integrantes da região Norte, no nível “gravíssimo” da matriz de risco do coronavírus no Estado, acende uma luz de alerta importante.
A entidade está atenta e atuando em relação a esse novo quadro, buscando orientar os associados quanto aos protocolos, disponíveis para que as empresas possam atuar preventivamente, ou agindo proativamente com uma ação quando houver casos comprovados, e ainda no sentido de fazer girar o estoque detestes rápidos para auxiliar na triagem e o impacto de uma infecção no ambiente de uma empresa seja minimizado.
Desde o começo da semana, com a expectativa de agravamento dos indicadores, a ACIJS tem reforçado a comunicação com associados, com o objetivo de não deixar diminuir a mobilização do setor produtivo em relação à situação de enfrentamento à Covid-19.
“O momento agora é de um chamado geral para o comprometimento de todos, com muita orientação que estamos disponibilizando para os associados e para a comunidade, que devem seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde”, completa.
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COVID -19 – ACIJS amplia recomendações a empresas e pede comprometimento da comunidade
“O aumento nos casos em Jaraguá do Sul novamente nos traz a atenção aos cuidados básicos de prevenção. Estamos sofrendo agora uma situação que é o reflexo de um comportamento generalizado de relaxamento e isso coloca em xeque as questões econômicas”, avalia o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue.
Na opinião do empresário, a inclusão de Jaraguá do Sul e dos demais municípios do Vale do Itapocu, integrantes da região Norte, no nível “gravíssimo” da matriz de risco do coronavírus no Estado, acende uma luz de alerta importante.
“Por mais que tenhamos uma situação de grande volume de diagnósticos positivos, embora ainda aparentemente com menos indicadores de maior gravidade em relação a outros municípios no estado, temos uma elevação na matriz de risco definida pelas autoridades que nos força a novas limitações e, com elas, restrições nas atividades econômicas”, observa.
Leigue diz que a entidade empresarial está atenta e atuando em relação a esse novo quadro, buscando orientar os associados quanto aos protocolos, disponíveis para que as empresas possam atuar preventivamente, ou agindo proativamente com uma ação quando houver casos comprovados, e ainda no sentido de fazer girar o estoque detestes rápidos para auxiliar na triagem e o impacto de uma infecção no ambiente de uma empresa seja minimizado.
“A situação que vivemos neste momento requer maior atenção da comunidade, é necessário que todos se comprometam com a prevenção e com os cuidados. Devemos ter semanas mais difíceis pela frente, coma possibilidade de mais restrições, devido à classificação gravíssima na qual o município a região passaram a fazer parte, e isso faz com que a sociedade como um todo deva ficar atenta para podermos reduzir esses indicadores e possamos chegar ao final do ano com uma situação melhor. Não podemos esquecer que o período de final de ano remete sempre para uma maior movimentação de pessoas, em todos os ambientes, e com isso a exposição a maiores riscos”, sugere o empresário.

Desde o começo da semana, com a expectativa de agravamento dos indicadores, a ACIJS tem reforçado a comunicação com associados, com o objetivo de não deixar diminuir a mobilização do setor produtivo em relação à situação de enfrentamento à Covid-19.
“O momento agora é de um chamado geral para o comprometimento de todos, com muita orientação que estamos disponibilizando para os associados e para a comunidade, que devem seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde”, completa Luis Leigue.
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COMUNICADO CEJAS Entidades orientam associados e comunidade para reforço aos cuidados com a Covid-19
Considerado as constantes atualizações de informações sobre o coronavírus e as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, as entidades do CEJAS (ACIJS, CDL, APEVI e Sindicatos) orientam associados e comunidade.
Junto com o reforço ao cumprimento dos protocolos definidos pelos governos estadual e municipal, as entidades salientam a importância de seguir as recomendações, para a segurança de clientes e colaboradores nos estabelecimentos (indústria, comércio e setor de serviços) e no enfrentamento para evitar o aumento de casos na comunidade.
Além das ações internas em cada empresa e no cuidado com o dia a dia da população, a recomendação das autoridades em Jaraguá do Sul, para controle das transmissões e evitar a busca desnecessária por atendimento, é de utilizar primeiramente os canais disponíveis para consulta telepresencial (0800 643 8089).

Principais esclarecimentos a dúvidas:
Se o colaborador manteve contato com pessoa com COVID-19, sem aparecimento de qualquer sintoma?
No caso de um colaborador ter contato com pessoa com COVID-19, que não resida sob o mesmo teto ou em casos de contatos eventuais, não será necessário o afastamento do trabalho, apenas o monitoramento e o encaminhamento ao ambulatório da empresa para acompanhamento médico; nas empresas em que não houver ambulatório, encaminhamento via consulta telepresencial (0800 643 8089), com atenção redobrada para as medidas de prevenção (máscara, álcool gel 70%, distanciamento social etc.)
O que fazer se o colaborador apresentar um atestado de isolamento, em razão de familiar infectado com COVID-19 que reside sob o mesmo teto?
Nos casos de atestado de isolamento, enquanto membro da família do colaborador, que resida sob o mesmo teto, testar positivo para COVID-19, o mesmo deverá ser afastado do trabalho e encaminhado para acompanhamento médico.
Neste caso, recomenda-se custear um exame de COVID-19, onde, caso seja negativado, poderá retornar imediatamente ao trabalho.
Ou então, adotar alguma das medidas alternativas previstas na legislação tais como o home office, banco de horas, ou mesmo a suspensão do contrato de trabalho ou redução de salário e jornada, de acordo com cada caso, até que sobrevenha o resultado do teste de COVID-19 através da rede pública.
Em casos suspeitos, com a apresentação de sintomas?
No caso de um colaborador apresentar sintomas de COVID-19 (como febre, tosse, dor de garganta, coriza e falta de ar, bem como dores musculares, cansaço ou fadiga, congestão nasal, perda do olfato ou paladar e diarreia), deve ser feito imediato encaminhamento ao ambulatório da empresa para o atendimento médico; nas empresas em que não houver ambulatório, encaminhamento via consulta telepresencial (0800 643 8089).
Deve ser seguida a orientação, com afastamento imediato do trabalho, se esta for recomendação médica.
Nestes casos, também recomenda-se custear um exame de COVID-19 ou então fazer a aplicação das medidas alternativas (banco de horas, home office etc.) até a confirmação ou não do contágio pela doença.
Recomenda-se, outrossim, a higienização do posto de trabalho e medidas de limpeza usuais.
O retorno ao trabalho somente com atestado médico o reputando APTO.
Em caso de colaborador testar positivo para COVID-19, o que fazer?
Quando ocorrer um caso de atestado positivo para a COVID-19, o empregado deve ser afastado imediatamente por motivo de doença, sendo de responsabilidade da empresa o pagamento dos salários pelos 15 primeiros dias e, a partir disso, se houver necessidade devidamente comprovada por atestado médico, o pagamento será pelo INSS.
Neste caso, recomenda-se a higienização do local de trabalho, fazer a comunicação para a vigilância sanitária e monitorar os colegas de trabalho que mantinham convivência com o funcionário infectado em um raio de 1,5 metro.
O retorno ao trabalho somente com atestado médico o reputando APTO.
Quais medidas preventivas devem ser adotadas no dia a dia, durante o funcionamento dos estabelecimentos?
- Divulgar em local visível os regramentos para o ramo de atividade, bem como de etiqueta respiratória e uso de máscaras no local;
- Higiene das mãos e etiqueta respiratória: Lavar as mãos frequentemente e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas; cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis, desprezando-os imediatamente após o uso;
- Disponibilizar local para lavar as mãos ou aplicação de álcool 70% ou similares;
- Distanciamento social: Evitar contato próximo com as pessoas (distância mínima de 1,5 metros), principalmente daqueles que têm febre, tosse ou espirros, evitando abraços, beijos, apertos de mão e conversações desnecessárias;
- Gestantes: não há obrigatoriedade legal para o afastamento imediato das gestantes de seus postos de trabalho, sendo fundamental que se redobrem os cuidados com estas empregadas e que recomendações médicas sejam respeitadas. Em caso de determinação médica para o afastamento da gestante, acatar imediatamente, ocasião em que a empresa poderá ofertar o home office, férias, suspensão de contrato de trabalho, regime de banco de horas, etc.;
- Higiene, ventilação, limpeza e desinfecção dos ambientes: promover a limpeza e desinfecção constante dos locais de trabalho e áreas comuns, refeitórios e vestiários, com álcool, preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, em especial de equipamentos manuseados por clientes e funcionários, tais como maçanetas, interruptores, corrimãos, elevadores, entre outros;
- Procurar atendimento médico precocemente, se tiver febre ou sensação febril, tosse, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.
É necessário fazer a aferição da temperatura por termômetro infravermelho?
Não há exigência legal para a aferição de temperatura, apesar de os órgãos de saúde recomendarem sua realização, em estabelecimentos de grande circulação de pessoas.
Quais são as regras para utilização de máscaras?
De acordo com a lei federal n.º 14.019/20, o uso de máscaras é obrigatório em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos, sendo obrigatório manter boca e nariz cobertos, inclusive em táxis e transporte privado de passageiros por aplicativo.
Quais as recomendações para estabelecimentos do ramo alimentício?
– Observar o horário definido pelas autoridades municipais, limitando o número em até 04 pessoas por mesa e disponibilizar dispensers de álcool-gel 70% em cada mesa e balcões destes a cada 02 metros.
Quais medidas recomendadas para o deslocamento de colaboradores?
Tanto em veículos para transporte coletivos, quanto privados devem obedecer a ocupação limitada a 50% de passageiros sentados, intercalando a posição janela-corredor (ziguezague) e obrigatório o uso de máscaras. Realizar limpeza e sanitização dos veículos ao final de cada viagem e disponibilizar álcool 70% nos veículos.
>> Informações organizadas pela Assessoria Jurídica do CEJAS
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Webinar discute o futuro da liderança, desafios e oportunidades, nesta quinta-feira, dia 19
A ACIJS realiza nesta quinta-feira (19), em parceria com a Sustentare Escola de Negócios, webinar que vai discutir qual o papel das lideranças frente aos cenários atual e futuro, e a importância de gestores bem preparados diante das dificuldades de um ambiente afetado pela pandemia e as mudanças de mercado pós-coronavírus.
O webinar ocorre às 19h30 e pode ser acompanhado, gratuitamente, pelo canal da ACIJS no YouTube.

Aborda o tema o professor Costabile Matarazzo, docente da Saint Paul (São Paulo) e Sustentare (Joinville), escolas de negócios com foco na formação de gestores e na qualificação de profissionais de diferentes áreas corporativas. Consultor em liderança e gestão, Costabile é autor do livro “Desafios da primeira gestão”.
A proposta de realização de mais uma webinar se insere ao conjunto de programas que a ACIJS mantém com foco na educação corporativa e no empreendedorismo, por meio de iniciativas apoiadas na plataforma www.jaraguaparanegocios.com.br.
Luis Hufenüssler Leigue, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá, que será o mediador do webinar, destaca a importância do tema no atual contexto social, econômico e político do País.
“São tempos complexos e conturbados, com ambientes tensos que afetam o cotidiano das pessoas e as relações de trabalho. Vivenciamos em 2020 uma crise que se iniciou na saúde pública, mas que trouxe impactos na economia, na política e até nas relações institucionais. Cada vez mais se torna importante discutir o papel das lideranças, porque são elas que devem ser capazes de inspirar outras pessoas que estão no seu entorno para que as coisas aconteçam em uma empresa ou no dia a dia”, pontua Leigue.
O empresário ressalta a presença de liderança em qualquer estrutura, do setor público ao privado, como um fator de relevância para que a sociedade enxergue perspectivas mais positivas quanto ao futuro, considerando o pós-pandemia.
“O líder deve ter essa capacidade de contribuir na definição de estratégias, de ações a serem colocadas em prática passado esse momento mais difícil, e com isso se possa alcançar uma evolução. O desafio também é do estímulo a novas lideranças com novos repertórios em todos os ambientes, do líder de bairros a uma função de gestão em uma empresa ou de comando de uma entidade, onde todos podem e devem ser líderes capazes de engajar outras pessoas ao mesmo propósito. Capacidade de liderança é uma das habilidades mais procuradas e necessárias nos tempos atuais”, afirma.
Para o professor Costabile, o conceito é extremamente assertivo na medida em que a sociedade tem uma demanda por lideranças não somente nos processos de gestão corporativa, mas nas relações de comportamento, interpessoais.
“O líder atual, e cada vez mais, deve ser alguém flexível e capaz de se adaptar às diferentes necessidades e exigências que se apresentam. Essas qualidades são fundamentais em um mundo que não é mais linear e que sofre mudanças o tempo todo e nos exige a capacidade de nos reinventarmos continuamente ao longo do caminho”, define.
Outro aspecto é a condição que se exige de um líder de perceber que os ambientes onde ele atua não são exatamente iguais. “O líder em uma empresa de um determinado segmento, de uma determinada cultura, não é o mesmo de outra organização, com outro time e outro ambiente. Além disso, o líder de um grupo também precisará corresponder ao que a liderança que está acima dele espera em entregas, atendendo as expectativas daquela empresa”.
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Facisc realiza encontro da Regional Norte e define planejamento de ações para 2021
A diretoria da ACIJS participou nesta terça-feira (17) da reunião plenária da Região Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Em evento virtual, a pauta do encontro tratou do planejamento da região para o próximo ano, além de outros temas.
O vice-presidente Regional da Facisc, Alcidir Boaretto, presidentes e colaboradores das associações empresariais da região, o presidente da Facisc para a gestão 2021/2023, Sérgio Rodrigues Alves e diretores e corpo técnico da Federação participaram do evento.
Ações da ACIJS são relatadas
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, fez um relato das ações que a entidade realizou em tempos de pandemia. Lembrou que o início da gestão, que teve 80% de renovação da diretoria, coincidiu com o começo da pandemia. “Fizemos uma conexão das antigas diretorias e de novas pessoas visando a continuação da entidade”, explicou.
A ACIJS participou desde o começo da formação do comitê de atuação para enfrentamento da pandemia na cidade. Ele citou que a entidade atuou na linha de frente na conscientização quanto aos cuidados com a pandemia, com a formação de um comitê regional que derivou para a criação da plataforma www.centraldeprevencao.com.br, com informações e orientações sobre o vírus e formas de prevenção. Deste movimento, surgiu o Comitê Extraordinário de Gestão da Covid-19, instituído por decreto municipal e incorporado às ações que o município vem desenvolvendo desde então.
A ACIJS, ao mesmo tempo em que passou a integrar o comitê municipal, dedicou-se a ações importantes de mobilização da comunidade. Uma delas foi a criação do Fundo de Captação e Aquisições, visando estimular à doação de recursos financeiros e de materiais no apoio à rede de saúde do município, atuando ainda na busca de linhas de crédito e estabelecendo outras demandas legais e fiscais junto a órgãos e instituições financeiras. Junto a parceiros, implementou iniciativas para mitigar os efeitos da pandemia na economia, como a flexibilização de mensalidades aos associados e na oferta gratuita de capacitação a empresas associadas, além da criação da plataforma www.jaraguaparanegócios.com.br, juntamente com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas.
Institucionalmente, a ACIJS manteve atuação efetiva junto ao Governo do Estadual, ações sociais, entrega de pleitos para os candidatos às eleições, grupo de trabalho para obra de duplicação da BR-280, entre outros temas.
Foco na atenção à demandas regionais
Na reunião, as associações empresariais da região definiram temas a serem trabalhados em 2021, entre eles, a duplicação da SC-108 no trecho entre Guaramirim e Massaranduba, o credenciamento do Centro de Cardiologia para o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, garantia de recursos para as obras de duplicação da BR-280, projeto de transposição do Canal do Linguado, canal de acesso aquaviário da Baía da Babitonga, projeto ferroviário da região, implantalção de logística à internet 5G, saneamento e a quadruplicação da BR-101, SC-416 e SC-417, entre outras demandas.
O vice-presidente da regional, Alcidir Boaretto, explicou que a reunião conta com assunto de interesses regionais. “As ACIs regional Norte e Planalto Norte se reuniram para convidar o ministro de estado da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para visitar a região. Foi feito ofício assinado pelos presidentes de associações e prefeitos dos municípios das regionais, solicitando uma reunião para tratar demandas de infraestrutura específicas das regiões envolvidas”, explicou. Ainda ressaltou que é necessário esforço de todos para que a vinda do ministro se consolide. [Com informações da FACISC]
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ELEIÇÕES 2020 – ACIJS vê resultado como evolução da maturidade política do município
Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, o resultado das eleições de domingo reflete uma “evolução da maturidade política do município”.
O empresário avalia que o pleito deixa como maior ensinamento o reconhecimento que o eleitor dá a gestões bem sucedidas, a mandatos que sejam cumpridos integralmente nas propostas que haviam sido lançadas em campanhas anteriores. “Avançamos positivamente na compreensão que se tem sobre a política e seus representantes, mas também do eleitor, sobre a sua participação no processo, valorizando o voto e fazendo escolhas identificadas com o que é importante ao município na atenção às suas demandas”, observa Luis Leigue.
O líder empresarial também faz referência à continuidade da gestão, que foi respaldada por uma ampla votação. “É um sinal de que as pessoas já estão preocupadas essencialmente com a gestão pura e simplesmente, mas sim com a perspectiva de que o município tenha sequência de um trabalho que foi aprovado e que faz aumentar a sinergia entre o poder público e os setores organizados da sociedade, diferente de outras vezes em que se viu uma ‘quebra’ de trabalho a cada quatro anos sempre que houve o início de uma nova gestão e mudar projetos que estavam encaminhados. Com isso, se consegue um benefício no médio e longo prazo, o que é muito mais interessante para o município”.

Luis Leigue também destaca a renovação na Câmara de Vereadores como um fato positivo no sentido de se ter legisladores com novas propostas para a comunidade. “Essa renovação é sempre bem-vinda, é uma tecla na qual a comunidade já vinha batendo porque dá a oportunidade de outros olhares na representação popular. É preciso sempre respeitar aqueles que passaram pelo legislativo, que se preserve a memória e o legado de outros representantes que participaram de legislaturas anteriores na Câmara de Vereadores. Mas é salutar que se inicie um ciclo novo de lideranças no poder público e se fortaleça a relação destes representantes, seja no Executivo ou no Legislativo, com as diversas representações da comunidade”, pontua o empresário.
A expectativa do presidente da ACIJS é de que nas próximas eleições é de que essa sinergia seja ainda mais fortalecida e resulte em uma coesão efetiva e eficiente na formação e eleição de líderes e representantes políticos nas esferas estadual e federal.
Resultado final do pleito 2020 – Eleitos
Prefeitura
Antídio Lunelli (MDB) e Jair Franzner (MDB)
56.476 votos (70,66%)
Câmara de Vereadores
Ademar Braz Winter (PSDB)
Anderson Kassner (PP)
Jair Pedri (PSD)
Jeferson Cardozo Canal Atalaia (PSL)
Jonathan Reinke (Pequeno) (Podemos)
Luís Fernando Almeida (MDB)
Nina Santin Camello (PP)
Onésimo Sell (MDB)
Osmair Gadotti (MDB)
Rodrigo Livramento (Novo)
Sirley Schappo (Novo)