Oficina aberta à comunidade aborda educação infantil

A Acijs vai tirar as técnicas de educação infantil do divã para colocá-las em debate com a comunidade. Serão dois dias de workshop com o tema “Ensinando limites para as crianças”, ministrado pelas psicólogas Ligia Cristina Biciesto Diniz e Fabiana Riegel-Silva, de Jaraguá do Sul. As atividades ocorrem nos dias 9 e 16 de abril, das 19h às 22h, no Cejas.

blog1

O objetivo da oficina é instrumentalizar mães, pais e professores para a educação das crianças. Serão abordados os contextos da educação antiga e atual, técnicas para ensinar limites e dinâmicas de grupo para incentivar a troca de experiências. “Lembrando sempre que na educação nunca existe uma regra mágica. A comunicação, o diálogo entre pais e professores e o contato próximo da realidade da criança são as melhores saídas”, comenta Ligia.

No primeiro dia do workshop, as psicólogas vão orientar e estimular os participantes com atividades. A proposta é que os pais e professores apliquem os primeiros ensinamentos durante a semana e retornem no dia 26 para compartilharem as experiências.

Segundo Ligia, uma das maiores dificuldades dos pais em ensinar limites é o sentimento de culpa. “Há pais que ficam atribulados na rotina e não conseguem demandar atenção especial. Com isso, sentem medo de frustrar, de dizer não, de serem rígidos – e é quando as crianças sentem-se donas da própria educação e os pais confundem desejo com necessidade”, explica Ligia.

Já na sala de aula, o problema está na desvalorização e perda de autoridade dos professores. “Houve um choque cultural nas últimas duas décadas. Antes, os professores tinham autonomia, eles diziam e os pais acatavam; ficavam em cima para transformar a criança”, diz. Somado a isso, conforme a psicóloga, há pais que “terceirizam” a educação ao deixar a responsabilidade para a instituição de ensino. “As escolas também formam cidadãos, mas muitos dos deveres são dos pais. O que há é troca de papeis”, comenta.

As inscrições para a oficina custam R$ 146 para nucleados e associados Acijs-Apevi e R$ 168 para a comunidade. Inclui café, material didático e certificado. Mais informações em Capacitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *