Núcleos veem Rota Alemã com otimismo

Os núcleos de Gastronomia e Hospitalidade da Acijs participaram, nesta terça-feira, da reunião sobre o projeto de turismo que unirá a Rota Alemã de Jaraguá do Sul à Rota Enxaimel de Pomerode. A iniciativa, promovida pelos dois municípios, será divulgada em todo o país pela Santa Catarina Turismo (Santur).

Com o turismo de negócios e de eventos já em desenvolvimento, agora será a vez do turismo de lazer contribuir para a economia na região. Segundo a coordenadora do Núcleo da Hospitalidade, Vera Lúcia Berri Wilhelm, o projeto trará, principalmente, mais visitantes nos fins de semana – época em que o movimento é fraco.

“Foi difícil convencer as pessoas da região sobre o potencial turístico das rotas, é uma questão cultural. Mas esse é um projeto muito bem-vindo, porque viemos lutando pelas rotas há uns oito anos e agora vai se tornar realidade”, afirma Vera. A previsão é que a divulgação da Rota Enxaimel e da Rota Alemã comece até o fim do primeiro semestre de 2014.

“Temos que acabar com o conceito de trancar o turismo dentro das porteiras das cidades. E isso está acabando aqui, com a regionalização”, disse Haroldo de Oliveira Silva, da Santur

“Temos que acabar com o conceito de trancar o turismo dentro das porteiras das cidades. E isso está acabando aqui, com a regionalização”, disse Haroldo de Oliveira Silva, da Santur

Na visão do coordenador do Núcleo de Gastronomia, Odinei Schappo, a iniciativa não beneficiará somente os empreendimentos da cultura alemã, mas a região de maneira geral. “Vai melhorar o turismo não só no eixo, mas em todo o entorno e, com isso, trará clientes para todas as casas. Ainda mais porque a gastronomia é um dos pilares do turismo”, diz.

O diretor de marketing da Santur, Haroldo de Oliveira da Silva, trouxe à reunião um exemplo da cartilha de divulgação e parabenizou a união entre Jaraguá do Sul e Pomerode. “Temos que acabar com o conceito de trancar o turismo dentro das porteiras das cidades. E isso está acabando aqui, com a regionalização”, defende.

Também participaram da reunião proprietários de casas da Rota Enxaimel, representantes dos setores de turismo de Jaraguá do Sul e Pomerode, Faculdade Senac, Vale dos Encantos Convention Visitors Bureau, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das sociedades recreativas Vitória Rio da Luz e 25 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *