Núcleos Setoriais apresentam resultados de ações de fortalecimento do empreendedorismo

O resultado do trabalho realizado pelos Núcleos Setoriais ACIJS-APEVI foi destaque na última reunião plenária de 2017. O vice-presidente Tiago Coelho fez um relato e demonstrou o quanto os nucleados contribuíram para o fortalecimento do trabalho associativo e de valorização do empreendedorismo em Jaraguá do Sul e região.

Os Núcleos Setoriais integram está vinculado à metodologia do programa Empreender desde fevereiro de 1994. O modelo foi adotado por entidades empresariais de Santa Catarina por meio de parceria entre a Fundação Empreender, FACISC – Federação das Associações Empresariais e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, Alemanha, transferindo para alguns municípios do Estado a tecnologia para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte.

Atualmente são 16 núcleos, sendo 10 setoriais, 2 multissetoriais e 4 temáticos, representando segmentos produtivos que envolvem agências de comunicação, auto mecânicas, concessionárias de veículos, farmácias de manipulação, gestão e qualidade, hospitalidade (com empresas de hotelaria, gastronomia e panificação/confeitaria), inovação, jovens empreendedores, metal mecânica, mulheres empreendedoras, postos de combustíveis, segurança e saúde do trabalhador, sustentabilidade corporativa, terraplenagem e de transportadoras, totalizando 242 empresas atuantes.

Durante o ano, foram realizados 270 eventos com o envolvimento de cerca de 20 mil pessoas e mais de R$ 370 mil de economia entre as empresas participantes. “Este resultado nem sempre é visível, mas representa muito no sentido de promover negócios entre as empresas participantes. Há ganhos seja compra compartilhada de insumos, na contratação de empresas quando são realizados os eventos, e na troca de informações que aprimoram os negócios”, destaca Tiago Coelho.

Além disto, outro destaque é a movimentação da economia no município, que em 2017 teve como principais referências eventos como o festival gastronômico e o feirão automotivo organizado pelas empresas do setor. Há ainda ganhos na qualificação, como é o caso da participação de empresas da área de hospitalidade no projeto Food Experience, em parceria com o SEBRAE, e na representatividade, com o encaminhamento de assuntos para normatizar atividades, como é o caso dos serviços de terraplenagem, objeto de ação dos nucleados deste segmento que resultou em projeto de lei municipal aprovado pela Câmara de Vereadores.

O vice-presidente da ACIJS enfatiza a preocupação dos núcleos com a melhoria dos processos de gestão, investindo em planejamento, qualidade dos serviços, na capacitação de lideranças e na busca de mais conhecimento nas cadeias de negócios. Dentre deste propósito, uma das ações em desenvolvimento é o de organização de um novo grupo setorial que pretende reunir empresas ligadas à indústria têxtil, porém, com foco além do conceito da moda.

“Todos os resultados alcançados estão alinhados a um propósito maior da entidade, que é a valorização do propósito do empreendedorismo e de pertencimento ao associativismo”, afirma Tiago Coelho. Na mesma linha de pensamento, o presidente Giuliano Donini enalteceu o empenho dos nucleados, lembrando que “a ACIJS é a animadora deste trabalho, e todos os méritos são dos empresários que dedicam uma boa parte do seu tempo, das suas competências, de maneira organizada e participava para que as coisas aconteçam”.

Ao final da apresentação, os coordenadores de núcleos Dann Charles da Silva (Concessionárias de Veículos), Kelly Moraes (Mulheres Empreendedoras), Cintia Buzian (Hospitalidade) e Daniel Maiolino Ramos (Jovens Empreendedores) deram depoimentos sobre a importância da participação nos grupos setoriais. Após a plenária, os núcleos recepcionaram os presentes com um coquetel de encerramento das atividades em 2017.

 

>>> Confira a íntegra da apresentação do balanço final dos Núcleos Setoriais acessando https://youtu.be/AQXoLyPn7o4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *