aaa

Município quer ampliar oferta de educação em tempo integral

O aumento da oferta de atividades que ocupem crianças e adolescentes em atividades complementares ao conteúdo repassado em sala de aula, a chamada educação em tempo integral, é meta que a atual administração quer intensificar nos próximos anos.

O secretário de Educação Elson Quil Cardoso esteve na reunião semanal da ACIJS e APEVI, na segunda-feira, apresentando balanço do que foi feito e traçando perspectivas para o futuro. “Entendemos que este trabalho precisa ter continuidade independente de quem estiver na gestão. É projeto de apoio à nova matriz econômica, que dará suporte a atividades baseadas na tecnologia e na inovação, mas que também preparará os jovens para a vida”, resumiu. Hoje 03 escolas oferecem atividades fora do horário de aula, mas a meta para 2014 é somar 8 unidades das 31 mantidas pela rede municipal.

O secretário assinalou que o compromisso é com a formação integral, por isto o projeto é amplamente debatido com todos os segmentos da sociedade organizada. “Vamos mapear as faixas de estudantes que serão atendidos e ver o tipo de projeto que será implantado em cada escola, em conjunto entre a comissão que trabalha esta ação e a escola e seus profissionais”.

plenaria-18-11

Elson diz que um dos próximos estágios é conversar com indústrias para detectar áreas de interesse e serem desenvolvidos programas de capacitação específicos. “Não queremos que as escolas sejam depósitos de crianças. Queremos que elas façam as atividades em um período ampliado, mas focando sempre nas ciências exatas, na tecnologia e nas línguas. Isto fará com que no futuro elas tenham uma tendência a trabalhar muito mais em áreas de conhecimento que exijam estas especializações”.

A escola Luiz Gonzaga Airoso e Helmuth Guilherme Duwe, que já possuem educação em tempo integral e participam do Programa Mais Educação, do governo federal, através da Oficina de Musicalização se apresentaram durante a plenária.

plenaria-18-11-2

plenaria-18-11-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *