Metalmecânica debate habitação com secretário municipal

A moradia em Jaraguá do Sul foi o tema da reunião do Núcleo de Metalmecânica que aconteceu na manhã desta quarta-feira. O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Marcos da Silva, veio à Acijs para apresentar os projetos da pasta.

Secretário municipal de Habitação, Antônio Marcos da Silva, na reunião do Núcleo de Metalmecânica

Secretário municipal de Habitação, Antônio Marcos da Silva, na reunião do Núcleo de Metalmecânica

Na oportunidade, os nucleados criticaram o alto custo dos aluguéis e a precariedade do sistema de transporte coletivo. Na opinião deles, a moradia em Jaraguá do Sul deixou de ser atrativa para quem vem de outras cidades em busca emprego. De acordo com o coordenador do núcleo, Moises Volkmann, essa escassez de mão de obra vem sendo sentida desde 2008, aproximadamente. Desde então, surgiram micro e pequenos empresários não conseguem fechar o quadro de funcionários.

“A habitação e mobilidade urbana têm que ser reformuladas o mais rápido possível. A escassez de mão de obra, principalmente operacional, está acontecendo e vai aumentar ainda mais se nós, empresários, não nos dermos as mãos e se a prefeitura não interagir conosco”, afirma o coordenador do núcleo.

Reunião do Núcleo de Metalmecânica

Reunião do Núcleo de Metalmecânica

Segundo o secretário de Habitação, há 4 mil famílias no município à espera de uma moradia popular. As principais políticas do governo para minimizar esse déficit são os projetos do Minha Casa Minha Vida e a regularização fundiária.

“Estamos em busca de parcerias com o governo federal para a construção de condomínios e casas, que possam ser feitos em vários locais de Jaraguá, pulverizando a demanda em todo o município e não numa localidade só. Tendo em vista a mobilidade”, diz Silva.

Para o coordenador do núcleo, a moradia e o transporte são assuntos já discutidos em várias reuniões, mas os empresários não sentem um avanço. “Já fomos o terceiro pólo industrial, hoje somos o oitavo e vamos regredir ainda mais se não fizermos algo”, frisa Moises Volkmann.

A próxima reunião do Núcleo de Metalmecânica será no dia 9 de abril, com a participação do prefeito Dieter Janssen e do vice-prefeito Jaime Negherbon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *