aaa

Mentor de Líderes: Entrevista Jeronimo Finta – Famma Tex

A terceira entrevista da Série do Programa Mentor de Líderes é com o empresário Jeronimo Finta, dono da Famma Tex (Leia as outras duas aqui e aqui). Ele, que também foi um dos mentorados do Paulo Chiodini, sócio proprietário da Rede Agricopel, viu que a responsabilidade de um empresário é muito grande!

Entrevista Jeronimo Finta

ACIJS: O que significa ser Mentorado no mundo dos negócios?
Jeronimo: Não posso dizer o que significa, mas sei o quanto representa ter um ícone do empreendedorismo da nossa região me auxiliando, contribuindo com conhecimento mais refinado de como prosseguir com gestão, planejamento e monitoramento para o alcance dos objetivos e então prosperidade da empresa e satisfação como empresário.
 
ACIJS: Quais eram as dificuldades encontradas antes do programa?
Jeronimo: Sem dúvida o despreparo com a gestão de pessoas, falta de pesquisa no mercado que está entrando, capacidade produtiva e controle dos números. Desde a falta de avaliação com o capital de giro necessário, estudo do custo fixo e custo do produto com sua margem de contribuição aplicada. Muito se perde neste conjunto. Não é nada fácil!
 
ACIJS: Quais experiências você adquiriu com esse programa e que podem ajudar a melhorar do ponto de vista da gestão?
Jeronimo: Tirei varias lições deste programa, apesar de não tê-lo concluído em 2014, continuarei em 2015. Fizemos estudo de capacidade produtiva, tanto externo, quanto interno; avaliamos as vantagens e desvantagens da produção interna e principalmente o custo para se ter internamente; aplicamos o quadro de metas de vendas, metas de produção metas de margem de contribuição, bonificação e comissão.
 
ACIJS: Em termos práticos, para o seu negócio, o que essa experiência já resultou?
Jerônimo: Melhoramos nossa capacidade comercial no aumento das vendas; reduzimos os retrabalhos; melhoramos nossa Margem de Contribuição; e monitoramos nossa capacidade de produção, procurando não dar gargalo.
 
ACIJS: Ficou mais fácil de vencer as dificuldades?
Jeronimo: Claro! Ter um profissional do nível do Paulo nos dá uma segurança enorme em certas tomadas de decisão! Minha experiência é muito limitada. Então, a partir de um certo momento, tudo é novo para mim. Através do programa, algumas atitudes são mais assertivas pelo suporte que temos com estes empresários de sucesso.
 
ACIJS: Qual é o seu conselho para quem precisa de ajuda?
Jeronimo: Acho importante fazer parte da entidade, pois a gestão correta dentro da empresa fará com que ela alcance com mais êxito os objetivos, sem precisar passar por experiências de gestão.
 

 Em breve serão postadas as próximas entrevistas do programa Mentor de Líderes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *