Linhas de crédito dá oportunidade para empresas investirem em inovação

“O melhor resultado é fruto de um ótimo projeto”, define a consultora Ilisangela Mais, ao falar na plenária da ACIJS e APEVI, na última segunda-feira (23), sobre oportunidades em linhas de financiamento para inovações.

Professora universitária e coordenadora do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Blumenau, a especialista atua na captação de recursos públicos voltados principalmente para empresários de micro e pequenas empresas do setor industrial.

Diretora da consultoria Prana Inovação & Recursos, ela diz que todo empresário tem disposição em buscar crescimento de sua empresa, por meio da inovação, tornando-a mais competitiva e com resultados financeiros melhores, mas nem sempre tira proveito dos mecanismos de incentivo.

Existem várias linhas de crédito e programas oferecidos pelos municípios, estados e pela união, que podem ser usadas de acordo com o negócio e com benefícios e isenções. Ela citou programas com o Inovacred, Lei do Bem, Lei da Informática, Pró-Emprego, Prodec, redução de ISS ou isenção de IPTU.

“O primeiro passo antes de fazer qualquer investimento é buscar a informação, perguntar aos órgãos competentes quais os programas e onde há possibilidade de captar estes recursos. Os programas são mantidos para auxiliar as empresas e estão disponíveis a qualquer negócio porque esta é a finalidade do governo”, assinala.

Nivaldo Presalino, gerente do BRDE nas regiões Norte e Vale do Itajaí, falou sobre o BRDE Inova, destinado ao financiamento de projetos que permitam as empresas, com receita anual de até R$ 90 milhões, se tornarem cada vez mais competitivas e melhorarem seu posicionamento no mercado por meio de crédito a longo prazo com condições de tarifas diferenciadas.

Segundo ele, podem fazer uso do BRDE Inova empresas que visam o desenvolvimento de novos produtos ou aprimoramento de processos ou serviços, inovação em marketing, inovação organizacional no ambiente produtivo ou social e investimentos fixos na modernização das instalações de empresa inovadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *