aaa

Jaraguá do Sul terá primeiro Startup Weekend brasileiro sobre Smart Cities

02. Jaraguá do Sul terá primeiro Startup Weekend brasileiro sobre Smart Cities

Com apenas seis meses do sucesso da primeira experiência de imersão em criação de startups, o Startup Weekend Jaraguá está de volta e com inscrições abertas para lapidar negócios inovadores. Em sua segunda edição, de 13 a 15 de maio de 2016, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), o Startup Weekend Jaraguá será o primeiro evento da série no Brasil com o tema Smart Cities (Cidades Inteligentes). As inscrições estão em http://bit.ly/swjaragua2016.

Ao longo de um fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas terão 54 horas para formar equipes, compartilhar ideias e projetar startups em torno de estruturas e negócios para cidades inteligentes. A primeira edição do Startup Weekend Jaraguá foi realizada em novembro de 2015, com 40 participantes.

A expectativa dos organizadores em 2016 é atrair projetos alinhados com o tema em áreas afins, como mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade, redes de energia inteligentes, controles meteorológicos, prevenção de catástrofes e outras que possam virar iniciativas empreendedoras. Entre os organizadores, o empresário Benyamin Fard diz que a escolha da temática Smart Cities integra o planejamento econômico e urbano de Jaraguá do Sul para os próximos anos, tendo a inovação tecnológica e a economia criativa como vetores de desenvolvimento sustentável para a cidade industrial do Norte catarinense.

“Jaraguá do Sul conta com muitas empresas especialistas em áreas como automação, TIC, hardware para a indústria, produção de energia e tecnologias sustentáveis. É um leque de vocações para desenvolver uma economia de alto valor agregado, para o território ser um provedor de soluções para cidades inteligentes e tornar-se, ele mesmo, uma delas”, ressalta o empreendedor.

Os participantes do Startup Weekend Jaraguá terão a oportunidade de apresentar seus projetos ao grande grupo, incluindo mentores especializados na temática principal, e deverão selecionar as melhores ideias para, em equipes, prototipa-las como startups.

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais de 700 cidades em todos os continentes. Sem fins lucrativos, é realizado por voluntários e conta com patrocínio institucional global de gigantes como a Google, Amazon, IBM, Microsoft, Techstars, Coca-Cola, Fundação Kauffman e outras empresas.

O evento tem o apoio do CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 9125-7475 ou no facebook.com/SWJaragua.

Os mentores

Elton Miranda

Co-fundador da Contentools – Empresa pioneira em Marketing de Conteúdo no Brasil. Fundador da incubadora Whapp e do Vilaj Cowoking. Sócio das empresas Decora.do e Moovia. Foi gestor da Associação Brasileira de Startups em SC. Mentor do Social Good Brasil, SeedMG e Ideation Brazil. Especialista em: lean startup, MVP, modelo de negócio e marketing digital.

Emília Chagas

Co-fundadora e CEO da Contentools, software de Marketing de Conteúdo. É jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em criar estratégias de conteúdo que engajam o público e geram oportunidades de negócio. Empreendedora da 500 Startups, Promessas Endeavor, StartupSC e Startup Brasil.

Piero Contezini

Co-fundador da Asaas, Mentor de startups e empreendedor nato. Foi sócio-fundador da Informant, empresa no segmento de serviços de pesquisa e desenvolvimento de software web, mobile e embarcados, e da ContaAzul. Em 2013, criou a fintech Asaas, que oferece tecnologia de gestão de cobranças, geração de boletos e antecipação de recebíveis para MEIs, autônomos e micro e pequenas empresas. Hoje, a Asaas já atende mais de 20 mil empreendedores e está presente em 800 municípios brasileiros.

Marcio Jacson Dos Santos

Country Manager na PeopleOne Technology Services. Empresário desde 1996, atua há 22 anos na área de Tecnologia da Informação. Pós-graduado e especialista em Planejamento e Gerenciamento estratégico pela PUC-PR, Bacharel em Sistemas de Informação pela Sociesc.

Elton Minetto

CEO da Coderock. Graduado em Ciência de Computação pela Unochapecó e especialista em Ciência da Computação pela UFSC/UNOESC. Trabalha com PHP/MySQL desde 2000, com Linux desde 1997 e com MacOSX desde 2007. É autor do livro Frameworks para Desenvolvimento em PHP, da editora Novatec, co-autor do livro Grid Computing in Research and Education, publicado pela editora IBM/Redbooks, EUA, e autor dos e-books Zend Framework na prática e Zend Framework 2 na prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *