aaa

Jaraguá do Sul recebe evento nacional sobre saneamento básico

56fe5e3f55856c342379a88fbb06fdaf_XLDe 16 a 19 de maio, o município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, será palco da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, considerada um dos maiores eventos nacionais sobre saneamento básico e meio ambiente. A programação inclui palestras, painéis, apresentações de tecnologias, exposição de trabalhos técnicos, visitas monitoradas e uma feira de saneamento básico, com 50 estandes. As inscrições continuam abertas pelo site www.assemae.org.br/assembleianacional.

Sob o tema central “Saneamento básico: um direito de todos”, a 46ª Assembleia reunirá representantes dos principais órgãos de governo relacionados ao setor, além de empresários, gestores públicos, técnicos, ambientalistas, pesquisadores e lideranças de movimentos sociais. A expectativa da comissão organizadora é receber aproximadamente 2.000 participantes, advindos de todas as regiões do país.

De acordo com o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, as Assembleias que a entidade promove conquistam cada vez maior importância para o acompanhamento das políticas públicas de saneamento básico. “Nosso encontro pretende ser o alicerce da construção de soluções destinadas aos municípios, à luz do desenvolvimento econômico, social e sustentável. Vamos renovar nossa luta em busca do mesmo ideal, combatendo qualquer forma de privatização e fortalecendo a ação dos municípios na gestão do setor”, destaca.

Segundo o diretor-presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá e presidente da Assemae Regional de Santa Catarina, Ademir Izidoro, a escolha do município como sede do evento ocorreu após o compromisso da prefeitura de chegar a 80% de cobertura no tratamento de esgoto. “Estamos de braços abertos para receber os participantes da Assembleia, fomentando o debate e a construção de políticas públicas voltadas ao saneamento básico”, completa.

A cerimônia de abertura da 46ª Assembleia da Assemae ocorrerá na segunda-feira, 16 de maio, às 19h, no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar) de Jaraguá do Sul. Estão confirmados para essa solenidade representantes de vários órgãos públicos, a exemplo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Assembleia Legislativa, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A palestra magna de abertura será ministrada pelo presidente executivo da WEG S.A., Harry Schmelzer Jr, com foco nos impactos da eficiência energética no saneamento e sustentabilidade.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, é fundamental que a cidade mostre o que tem feito pelo saneamento básico e que essa preocupação com o bem estar da população possa ser reconhecida nacionalmente e sirva de exemplo a outros municípios. “Sabemos que a cada real investido em saneamento básico, se economizam quatro reais no gasto com saúde. Daí se demonstra a importância dos investimentos feitos até agora no tratamento de água e esgoto em nossa cidade”, ressalta.

A programação de debates contém 13 temas sobre a gestão do saneamento básico nos municípios brasileiros, entre eles, os desafios da manutenção de barragens, geração de eletricidade para saneamento, prevenção a enchentes, perspectivas de financiamentos públicos, gestão de resíduos sólidos e a relação do saneamento com as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. Após a intervenção dos palestrantes, o público poderá participar do debate e contribuir para a melhoria do saneamento no país.

Outra atração do evento será a apresentação de trabalhos técnico-científicos, sob a coordenação de professores da Universidade Federal de Goiás. Trata-se da 20ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento (EEMS), que recebeu a inscrição de 146 trabalhos, sendo um deles da Alemanha e outro de Portugal. A Assemae vai premiar os três melhores trabalhos técnicos, considerando a avaliação do texto final e a apresentação do autor durante o evento.

Além da intensa programação de debates, a 46ª Assembleia contará com uma feira de saneamento básico de 1.639m². Empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias ao setor de saneamento estarão distribuídas em 50 estandes, apresentando as principais novidades sobre processos, serviços e equipamentos para os operadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbana. A visitação à feira é gratuita, no horário das 9h às 19h.

No âmbito de atividades paralelas, os participantes inscritos na Assembleia terão a oportunidade de realizar visitas monitoradas à sede da empresa WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, e também à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Luís, inaugurada em março desse ano. A programação do encontro oferecerá, ainda, um minicurso sobre modelagem hidráulica em redes de água e esgoto. As inscrições para as visitas técnicas e minicurso são limitadas e devem se confirmadas no credenciamento do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *