Notícias 18 set, 19

No sábado, 21 de setembro, Jaraguá do Sul estará integrada a mais uma ação global em favor do meio ambiente […]

Jaraguá do Sul participa do Dia Mundial da Limpeza, ação em favor da qualidade de vida no planeta

Iniciativa alcançou sucesso na primeira edição realizada em Jaraguá do Sul, em 2018 – crédito da foto OCP

No sábado, 21 de setembro, Jaraguá do Sul estará integrada a mais uma ação global em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. Com atividades em mais de 150 países, o World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza, vai mobilizar mais de 600 cidades brasileiras que serão parte desta maratona em favor da sustentabilidade do planeta, envolvendo empresas, instituições públicas e privadas, segmentos organizados da sociedade civil e pessoas individualmente.

No município, a programação é liderada pela JCI – JCI – Junior Chamber International e pela Fujama – Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente, com apoio da ACIJS por meio do Núcleo de Sustentabilidade Corporativa. Em Jaraguá do Sul, o movimento teve sua primeira edição no dia 15 de setembro de 2018 e contou com a parceria de outras entidades e grupos como Kentucky, Escoteiros do Ar 14 Bis, Bike Anjo, Desbravadores Vale do Sol, Coletivo Ecoar além das Escolas Ribeirão Molha e Giardini Luiz Lenzi. Ao final das ações, foram contabilizados mais de 200 pessoas envolvidas e aproximadamente 20 toneladas de lixo retiradas das ruas, terrenos e rios de Jaraguá do Sul. Nesta segunda edição, além dos grupos e entidades que participaram no ano passado, o movimento foi ampliado e faz com que as ações impactem um número ainda maior de pessoas. A ACIJS incentiva empresas associadas à aderirem ao movimento e a incentivarem seus colaboradores para este importante projeto sócio-ambiental.

Movimento surgiu em 2008

O Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

No Brasil, o movimento Let’s do It! Iniciou em 2011 – pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It! (www.limpabrasil.org) e, em 2018, todos os países se uniram para a realização da primeira edição do #WorldCleanupDay -www.worldclenupday.org. Considerada a maior ação cívica da história, uniu18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro). No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.