Impostômetro atinge a marca de R$ 1,7 trilhão antes do fim do ano

Nesta semana, mais exatamente na quarta-feira (16 de dezembro), o total arrecadado por impostos, taxas e contribuições para a União no ano de 2014 chegou a marca de R$ 1,7 trilhão, de acordo com o site Impostômetro.

Este número pode ser considerado preocupante porque no ano passado, este valor foi atingido apenas no último dia do ano. O que significa um aumento na carga tributária brasileira, segundo a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo, que criaram o movimento Impostômetro.

Feirão do imposto

De acordo com o Rogério Amato, presidente da Facesp, apesar de a arrecadação fiscal ter crescido mais lentamente, por conta da desaceleração da economia e da queda de lucro das empresas, as despesas do governo continuam crescendo, o que agrava “o desequilíbrio das contas públicas”.

Todos os anos, em Jaraguá do Sul, o Núcleo de Jovens Empreendedores ACIJS-APEVI faz sua parte na luta para diminuir a carga tributária no Brasil. O Feirão do Imposto é uma das iniciativas. Em 2014, ele foi realizado em novembro, após as eleições. A ação se concentrou nas universidades de Jaraguá, como Anhanguera, Católica SC e Jangada.

Foram arrecadadas cerca de 2 mil assinaturas para o abaixo-assinado que pede a gestão eficiente dos impostos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *