Governo do Estado e Celesc anunciam programa Bônus Eficiente para motores

O Governo do Estado e a Celesc anunciaram nesta terça-feira (22) em Florianópolis uma nova fase do Programa Eficiência Energética, desta vez estendendo o Bônus Eficiente para empresas do comércio e da indústria por meio da substituição de motores. O projeto visa combater o desperdício de energia elétrica nas indústrias, nos órgãos públicos e no meio rural, com a substituição de motores antigos e poucos eficientes.

Dependendo da potência e do rendimento do motor adquirido, a Celesc dará bonificação de até 40%, por meio do projeto, aos empresários interessados na troca de motores elétricos de alta eficiência. Os motores serão comercializados pela WEG, que também será responsável pelo descarte correto do maquinário obsoleto.

O projeto terá investimentos de R$ 7,6 milhões, viabilizados pelo Programa de Eficiência Energética da Celesc e vai movimentar mais de R$ 21 milhões na economia do Estado. Poderão participar consumidores das classes Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público ou Rural, com CNPJ e que estejam em dia com a Celesc. Os motores antigos devem atender requisitos como ser do tipo indução monofásico com potência entre 1 e 15cv fabricado até 2009 e com tempo mínimo de 2.640 horas/ano. E para o tipo de indução trifásico a potência deve ser entre 1 e 250cv também até 2009 e com o mínimo do tempo de operação de 2.640 horas/ano.

A previsão é de que as inscrições para participar do Bônus Eficiente Linha Motores sejam abertas já em outubro deste ano. (Com informações da Secom/Governo do Estado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *