aaa

Facisc realiza encontro da Regional Norte e define planejamento de ações para 2021

A diretoria da ACIJS participou nesta terça-feira (17) da reunião plenária da Região Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Em evento virtual, a pauta do encontro tratou do planejamento da região para o próximo ano, além de outros temas.

O vice-presidente Regional da Facisc, Alcidir Boaretto, presidentes e colaboradores das associações empresariais da região, o presidente da Facisc para a gestão 2021/2023, Sérgio Rodrigues Alves e diretores e corpo técnico da Federação participaram do evento.

Ações da ACIJS são relatadas

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, fez um relato das ações que a entidade realizou em tempos de pandemia. Lembrou que o início da gestão, que teve 80% de renovação da diretoria, coincidiu com o começo da pandemia. “Fizemos uma conexão das antigas diretorias e de novas pessoas visando a continuação da entidade”, explicou.

A ACIJS participou desde o começo da formação do comitê de atuação para enfrentamento da pandemia na cidade. Ele citou que a entidade atuou na linha de frente na conscientização quanto aos cuidados com a pandemia, com a formação de um comitê regional que derivou para a criação da plataforma www.centraldeprevencao.com.br, com informações e orientações sobre o vírus e formas de prevenção. Deste movimento, surgiu o Comitê Extraordinário de Gestão da Covid-19, instituído por decreto municipal e incorporado às ações que o município vem desenvolvendo desde então.

A ACIJS, ao mesmo tempo em que passou a integrar o comitê municipal, dedicou-se a ações importantes de mobilização da comunidade. Uma delas foi a criação do Fundo de Captação e Aquisições, visando estimular à doação de recursos financeiros e de materiais no apoio à rede de saúde do município, atuando ainda na busca de linhas de crédito e estabelecendo outras demandas legais e fiscais junto a órgãos e instituições financeiras. Junto a parceiros, implementou iniciativas para mitigar os efeitos da pandemia na economia, como a flexibilização de mensalidades aos associados e na oferta gratuita de capacitação a empresas associadas, além da criação da plataforma www.jaraguaparanegócios.com.br, juntamente com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas.

Institucionalmente, a ACIJS manteve atuação efetiva junto ao Governo do Estadual, ações sociais, entrega de pleitos para os candidatos às eleições, grupo de trabalho para obra de duplicação da BR-280, entre outros temas.

Foco na atenção à demandas regionais

Na reunião, as associações empresariais da região definiram temas a serem trabalhados em 2021, entre eles, a duplicação da SC-108 no trecho entre Guaramirim e Massaranduba, o credenciamento do Centro de Cardiologia para o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, garantia de recursos para as obras de duplicação da BR-280, projeto de transposição do Canal do Linguado, canal de acesso aquaviário da Baía da Babitonga, projeto ferroviário da região, implantalção de logística à internet 5G, saneamento e a quadruplicação da BR-101, SC-416 e SC-417, entre outras demandas.

O vice-presidente da regional, Alcidir Boaretto, explicou que a reunião conta com assunto de interesses regionais. “As ACIs regional Norte e Planalto Norte se reuniram para convidar o ministro de estado da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para visitar a região. Foi feito ofício assinado pelos presidentes de associações e prefeitos dos municípios das regionais, solicitando uma reunião para tratar demandas de infraestrutura específicas das regiões envolvidas”, explicou. Ainda ressaltou que é necessário esforço de todos para que a vinda do ministro se consolide. [Com informações da FACISC]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *