aaa

“Estado tem ambiente favorável ao desenvolvimento de startups”, diz especialista do Sebrae

Estado tem ambiente favorável ao desenvolvimento de startups, diz especialista do Sebrae

Alexandre Souza, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do Sebrae de Santa Catarina, esteve na plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira e falou sobre o desenvolvimento e o fortalecimento de startups em Santa Catarina.

Segundo Alexandre, o Estado tem um histórico favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, embora aponte diferenças entre as chamadas empresas tradicionais e as startups.

“A principal diferença que podemos apontar é o fato de que uma startup pode crescer muito, o que não se consegue com facilidade em uma empresa tradicional. O custo de um investimento em startup também é muito baixo se comparado com o de uma empresa tradicional porque basicamente ela se utiliza de recursos tecnológicos. Empresas que desenvolvem soluções inovadoras têm grande possibilidade de serem bem sucedidos, principalmente se estiverem localizadas próximo a investidores”, assinalou.

Responsável pela coordenação do Projeto Startup SC, Alexandre Souza explica que o Sebrae vem buscando estimular o surgimento de novos empreendimentos. Para ele, Santa Catarina reúne condições favoráveis ao desenvolvimento de projetos de startups, concentrando empreendedores criativos, universidades qualificadas que geram conhecimento, boas escolas, parques tecnológicos, investidores, órgãos de fomento e o poder público. “Estes atores formam o ecossistema, a condição para a sustentabilidade de um empreendimento startup”, diz ressaltando que Santa Catarina vem alcançando destaque no Brasil com bons cases de negócios desenvolvidos por novos empreendedores.

O projeto Startup SC, conta Alexandre Souza, existe desde 2013 com a proposta de contribuir para a aceleração de startups junto com os organismos de incentivo à inovação tecnológica. Dentre as ações realizadas para fortalecer o ecossistema estão eventos como o Startup Weekend, o Meetup Startup SC com cidades para promover debates sobre o assunto, programa de capacitação, e a realização de missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *