Especialista fala sobre mercado de trabalho na plenária

plenaria-14-10-post

O tema mercado de trabalho voltou à pauta da plenária semanal da ACIJS-APEVI na segunda-feira, dia 14. Convidado, o professor Paulo André Leszcynski, especialista em gestão de pessoas, falou sobre as perspectivas do mercado de trabalho em relação a questões como o planejamento regional, educação, gestão corporativa e os conflitos de gerações entre as necessidades do setor produtivo quanto à mão de obra e os reflexos sobre o avanço de tecnologias.

Após comentar aspectos como demanda e oferta de trabalhadores para suprir as necessidades das empresas, ele assinalou que é preciso discutir qual o caminho a ser seguido. Ao mesmo tempo em que há falta de mão de obra para funções básicas, sem falar na capacitação em níveis médios da produção, defende-se uma nova matriz econômica pautada na tecnologia.

Paulo André citou que enquanto a região concentra 42 cursos superiores e 20 de nível técnico, as indústrias se ressentem de pessoas com experiência prática. Segundo o professor, mais de 70% da população brasileira pertencem às chamadas gerações Y (nascidos entre 1978 a 1990), Z (década de 1990) e Alfa (década de 2000), uma faixa que está cada vez mais independente em relação à formação convencional e ligada à alta tecnologia. “É preciso que as organizações foquem o planejamento estratégico e que busquem uma forma de motivar o trabalhador em torno dos mesmos objetivos desta empresa e não aos resultados imediatos que muitas vezes este colaborador tem em mente”, observou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *