Especialista aborda segurança do trabalho na plenária ACIJS-APEVI

“As normas são importantes para que as empresas saibam quais as condições que precisam ser observadas na implementação dos seus sistemas de segurança, quanto aos procedimentos a serem seguidos para a melhor proteção dos seus recursos humanos”. A afirmação é do engenheiro José Marcos Stringari, professor do Senai, sobre a adequação e implantação para o cumprimento da NR – Norma Regulamentadora 12 que trata da segurança de máquinas e equipamentos na Micro e Pequena Empresa.

Blog senai plenária

O especialista participou da plenária ACIJS-APEVI e abordou pontos relacionados com a regulamentação de normas pela indústria. Segundo ele, o Brasil conta com 36 Normas Regulamentadoras em todas as áreas do setor produtivo. Cada norma, explicou, tem um ponto específico e sua importância na área da manufatura. Mas todas mantêm uma relação importante porque são complementares e com isso formam um sistema que visa a produtividade e a qualidade na indústria.

“No caso da NR 12, ela trata das questões de segurança em máquinas e equipamentos, mas não está sozinha, traz outras normas, como a NR 10 e a NR 26, entre outras. A observância destes aspectos é muito importante para que as empresas atendam aos requisitos de segurança”, assinalou, lembrando que a NR 12 existe desde 1978, mas somente em 2010 entrou em vigor. Ela tem como objetivo dar mais segurança aos profissionais da área e evitar o risco de acidentes no trabalho. Essa norma estabelece requisitos mínimos para que uma máquina possa entrar em operação com a segurança adequada para o operador.

Eleição Apevi

Ainda na noite da última plenária (1), foi eleita a nova diretoria executiva da Apevi. Leonir Zacarias assumiu em março do ano passado a entidade e foi a primeira mulher a assumir a presidência. Ela passa o cargo para Leandro Schmöckel Gonçalves, que começou seus trabalhos no associativismo no Núcleo de Jovens Empreendedores, onde já foi coordenador. A posse oficial está marcada para fevereiro.

Ouça a entrevista que a Rádio Jaraguá AM realizou com o novo presidente clicando aqui.

Blog plenária

leonir zacarias e leandro gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *