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Entidades do CEJAS orientam associados e comunidade para a importância do reforço aos protocolos de saúde frente à Covid-19

Com o objetivo de reforçar junto aos seus associados e a comunidade quanto aos cuidados a segurança da saúde, buscando ampliar o enfrentamento ao coronavírus, entidades ligadas ao CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, estão reiterando recomendações a empresas e ao público em geral.

A ACIJS e a CDL, ao adotarem a medida, enfatizam a importância do esforço em todos os segmentos para que a região evite o aumento dos casos de Covid-19. Visando proteger colaboradores e clientes de empresas associadas, o CEJAS elaborou documento uma série de perguntas e respostas a questionamentos que surgem com mais frequência, sugerindo recomendações a serem observadas nos estabelecimentos.

“Antes de tudo, é necessário estabelecer um protocolo de atuação dentro do estabelecimento, criando regras de comunicação dos colaboradores aos superiores no caso de qualquer suspeita ou sintomas, de forma a permitir o monitoramento e aplicação das medidas cabíveis”, assinala o texto do comunicado elaborado pela assessoria jurídica do CEJAS.

Confira os principais questionamentos e as orientações:

No caso de contato do colaborador com pessoa com COVID-19, sem aparecimento de qualquer sintoma?

No caso de um colaborador ter contato com pessoa com COVID-19, que não resida sob o mesmo teto ou em casos de contatos eventuais, não será necessário o afastamento do trabalho, apenas o monitoramento e o encaminhamento para acompanhamento médico, com atenção redobrada para as medidas de prevenção (máscara, álcool gel, distanciamento social, etc.)

Neste caso, se a orientação médica não indicar a realização de teste, recomenda-se que a empresa que desejar poderá custear um exame de COVID-19, onde, caso seja negativado, o empregado poderá retornar imediatamente ao trabalho.

No caso de o colaborador apresentar um atestado de isolamento, em razão de familiar infectado com COVID-19 que reside sob o mesmo teto, o que fazer?

Nos casos de atestado de isolamento, quanto membro da família do colaborador, que resida sob o mesmo teto, testar positivo para COVID-19, o mesmo deverá ser afastado do trabalho e encaminhado para acompanhamento médico.

Neste caso, recomenda-se custear um exame de COVID-19, onde, caso seja negativado, poderá retornar imediatamente ao trabalho.

Ou então, adotar alguma das medidas alternativas previstas na legislação tais como home office, banco de horas, ou mesmo a suspensão do contrato de trabalho ou redução de salário e jornada, de acordo com cada caso, até que sobrevenha o resultado do teste de COVID-19 através da rede pública.

Nos casos suspeitos, com a apresentação de sintomas?

No caso de um colaborador apresentar sintomas de COVID-19 (febre, tosse, dor de garganta, coriza e falta de ar, bem como dores musculares, cansaço ou fadiga, congestão nasal, perda do olfato ou paladar e diarreia), deve ser feito imediato encaminhamento para o atendimento médico e afastamento do trabalho.

Nestes casos, também recomenda-se custear um exame de COVID-19 ou então fazer a aplicação das medidas alternativas (banco de horas, home office, etc.) até a confirmação ou não do contágio pela doença.

Recomenda-se, outrossim, a higienização do posto de trabalho e medidas de limpeza usuais. 

O retorno ao trabalho somente com atestado médico o reputando APTO.

Em caso de colaborador testar positivo para COVID-19, o que fazer?

Quando ocorrer um caso de atestado positivo para a COVID-19, o empregado ser afastado imediatamente por motivo de doença, sendo de responsabilidade da empresa o pagamento dos salários pelos 15 primeiros dias e, a partir disso, se houver necessidade devidamente comprovada por atestado médico, o pagamento será pelo INSS.

Neste caso, recomenda-se a higienização do local de trabalho, fazer a comunicação para a vigilância sanitária e o monitorar os colegas de trabalho que mantinham convivência com o funcionário infectado em um raio de 1,5metros.

O retorno ao trabalho somente com atestado médico o reputando APTO.

Quais medidas preventivas devem ser adotadas no dia a dia, durante o funcionamento dos estabelecimentos?

  • Divulgar em local visível os regramentos para o ramo de atividade, bem como de etiqueta respiratória e uso de máscaras no local;
  • Higiene das mãos e etiqueta respiratória: Lavar as mãos frequentemente e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas; cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis, desprezando-os imediatamente após o uso;
  • Disponibilizar local para lavar as mãos e aplicação de álcool 70% ou similares;
  • Distanciamento social: Evitar contato próximo com as pessoas (distância mínima de 01 metro), principalmente daqueles que têm febre, tosse ou espirros, evitando abraços, beijos, apertos de mão e conversações desnecessárias;
  • Higiene, ventilação, limpeza e desinfecção dos ambientes: promover a limpeza e desinfecção constante dos locais de trabalho e áreas comuns, refeitórios e vestiários, com álcool, preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, em especial de equipamentos manuseados por clientes e funcionários, tais como maçanetas, interruptores, corrimãos, elevadores, entre outros;
  • Procurar atendimento médico precocemente, se tiver febre ou sensação febril, tosse, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

É necessário fazer a aferição da temperatura por termômetro infravermelho?

Esta medida só é aplicável aos estabelecimentos de grande circulação de pessoas, sendo assim considerados aqueles com capacidade máxima superior a 50 (cinquenta) pessoas. Nestes estabelecimentos deve se realizar a aferição de temperatura de trabalhadores e clientes na entrada do local. O estabelecimento tem a obrigatoriedade de propor a aferição de temperatura ao cliente, mas é este que decide se irá fazer.

Quais são as regras para utilização de máscaras?

De acordo com a lei federal n.º 10.019/20, o uso de máscaras é obrigatório em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos, sendo obrigatório manter boca e nariz cobertos, inclusive em táxis e transporte privado de passageiros por aplicativo.

Quais as recomendações para estabelecimentos do ramo alimentício?

– Observar o horário definido pelas autoridades municipais, limitando o número em até 04 pessoas por mesa e disponibilizar dispensers de álcool gel 70% em cada mesa e balcões destes a cada 02 metros.

Quais medidas recomendadas para o deslocamento de colaboradores?

Tanto em veículos para transporte coletivos, quanto privados devem obedecer a ocupação limitada a 50% de passageiros sentados, intercalando a posição janela-corredor (ziguezague) e obrigatório o uso de máscaras. Realizar limpeza e sanitização dos veículos ao final de cada viagem e disponibilizar álcool 70% nos veículos.

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