Empresário apresenta tese de doutorado sobre gestão de empresas familiares

Participando da plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira, 9 de maio, o empresário Emílio da Silva Neto fez um relato sobre tese de doutorado em torno do tema “Compartilhamento do Conhecimento Tácito no processo de Sucessão Empresarial Familiar”.

Com formação em Engenharia Mecânica, mestrado na mesma área, pós-graduação em Administração de Empresas e MBA nas áreas de P&D, Gestão Internacional e Segurança do Trabalho, e executivo da empresa Arco Íris Alimentos, Emílio Neto destacou o interesse em compartilhar informações do trabalho realizado, com ênfase no conhecimento tácito que segundo ele está relacionado a vivências, reflexões, internalizações e talentos individuais inerentes ao ser humano.

O empresário lembrou que a transmissão deste tipo de conhecimento se dá pela socialização, ou seja, pela interação física, observação ou imitação. O conhecimento tácito, disse citando autores pesquisados, é aquele que o indivíduo construiu ao longo da vida e que permanece “restrito à sua cabeça”. Geralmente, ele é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, porque é subjetivo e inerente às habilidades da pessoa que o detém, na forma do que define como sendo um know-how subjetivo.

Emílio da Silva Neto justificou a escolha do tema citando que as empresas familiares no Brasil representam 90% dos 300 maiores grupos nacionais privados e empregam mais de 60% da força de trabalho. A idade média das empresas brasileiras é 8,7 anos, menos de 25% passam dos 14 anos de vida e apenas 1% dos 70 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Segundo o trabalho, para que uma empresa familiar perdure, é fundamental que o empresário saiba a hora de “passar o bastão” e o sucessor saber esperar e entender desde o princípio que é necessário se preparar para suceder. A continuidade de uma empresa só se faz possível se todos entenderem que ela, a empresa, deve estar acima de qualquer indivíduo ou grupo, manter uma cultura organizacional formada por um conjunto de valores, crenças, suposições e símbolos, reputação, capital humano com conhecimento acumulado, por competências e capacidades das pessoas, e relações pessoais que transcendem os requisitos da estrutura organizacional e fornecem recursos como informação, tecnologias, acesso a mercados e fontes complementares.

Sucessão

“A sucessão empresarial familiar de sucesso não se restringe a uma transmissão de poder e conhecimento”, aponta o empresário ao citar algumas das conclusões do doutorado. Explica que ela envolve um intenso diálogo com a comunicação em dois sentidos – sinergético e pragmático – em que ambas as partes, sucedido e sucessor, pai e filho, aprendem um com o outro, aprofundam seu autoconhecimento e constroem em conjunto um novo conhecimento empresarial, com base no conhecimento até então acumulado, alcançando-se, em consequência, uma evolução sem descontinuidade. “Ou seja, na atualidade, o sucedido deixou de ser o mestre, o professor, do passado, que transmitia conhecimento sem interação ou questionamento. Com humildade e empatia, ele se adapta ao redesenho dos novos tempos, em que as ideias são geradas em conjunto com o sucessor”.

Conclui também que o sucedido deseja continuar aprendendo e conta com a cumplicidade do sucessor, pois tem consciência de que o conhecimento tácito compartilhado, reconstruído, torna-o atualizado e feliz por continuar participante, e que para a qualidade da sucessão empresarial familiar, deve haver eficácia na transferência dos elementos poder, responsabilidade e competência, sendo o conhecimento tácito o fator aglutinador. Além disso, diz Emílio Neto, “O sucedido de sucesso, acima de tudo, deseja que sua obra, fruto de muita renúncia, esforço e determinação não se subordine ao ciclo biológico da vida humana e que se perenize no tempo. Com respeito pelo passado e compreensão do presente, o sucedido de sucesso preserva, sem imposição, e mantém útil, com facilidade, a essência do conhecimento acumulado”, entre outros aspectos.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *