Educação preventiva às drogas em pauta na plenária ACIJS-APEVI, dia 10

dsc04286

A plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira, dia 10, vai trazer como tema uma avaliação do Programa Interinstitucional de Prevenção e Atuação (PIPA), iniciativa que articula esforços das secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Polícia Militar, Defensoria Pública e Ministério Público.

O assunto será apresentado pelo secretário municipal de Educação Elson Quil Cardozo e vai contar com a participação de outros profissionais envolvidos com a ação, propondo uma reflexão da comunidade sob a perspectiva das instituições envolvidas com o programa que envolve estudantes do município.

De acordo com as instituições, o programa nasceu a partir da necessidade de abordagem do assunto “drogas” a partir de uma ação integradora das áreas de segurança, saúde, educação, assistência social, ministério público, poder judiciário, defensoria pública e o conselho municipal de políticas sobre drogas. Em parceria com as famílias e as escolas municipais, estaduais e particulares de Jaraguá do Sul, a iniciativa visa reforçar o trabalho de prevenção ao uso de quaisquer drogas, lícitas ou ilícitas.

O trabalho proposto busca atingir uma idade de formação dos jovens que estão deixando o ensino fundamental para iniciar o ensino médio. A escolha de trabalhar com alunos do nono ano do ensino fundamental se deve ao fato de que é nessa fase que o jovem se torna mais vulnerável devido às necessidades de autoafirmação e definição de rumos quanto aos seus anseios, trazendo consigo a ansiedade e novas oportunidades de escolha.

O objetivo é somar as experiências em prática no município, considerando que várias instituições já executam ações de formação e prevenção em suas áreas de atuação, e, dessa forma, a implementação de um trabalho conjunto e em rede poderá proporcionar uma ação mais efetiva de aprendizagem e conhecimento para nossos jovens e suas famílias, as quais pretendemos envolver efetivamente no programa através de conversas iniciais nos moldes de uma “escola de pais”.

Ainda na plenária, o vice-presidente de Marketing Odair de Freitas faz um relato sobre como foi a 13ª Edição do Programa Sonho de Férias, uma ação social da ACIJS que envolve escolares do município em atividades de recreação e lazer, e no espaço Ouro da Casa o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores Jeferson Matar apresentará a programação do 10º ERJE – Encontro Regional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *