Deputado sugere que Jaraguá seja sede de Região Metropolitana

Darci de Matos sugere que Jaraguá seja sede de Região Metropolitana

O deputado estadual Darci de Matos participou da plenária semanal da ACIJS e APEVI de segunda-feira (23), quando apresentou a proposta de criação da Região Metropolitana do Norte e Nordeste de Santa Catarina, uma das 11 já oficializadas no estado. O parlamentar defendeu que o projeto seja desmembrado, com o surgimento de uma nova RM, porém com sede em Jaraguá do Sul e abrigando os municípios do Vale do Itapocu e do planalto como Campo Alegre e São Bento do Sul.

O parlamentar explicou que a Região Metropolitana do Norte e Nordeste de Santa Catarina já foi oficializada por meio do Projeto de Lei Complementar 0015.3/2014, de sua criação, lembrando que a estrutura administrativa será ligada ao governo do estado, mas com atuação independente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, no atendimento de demandas dos municípios.

Planejamento

Darci de Matos avalia que o PLC vem em um momento em que foi criado o Estatuto da Metrópole, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em janeiro de 2015. “Este estatuto estabelece diretrizes para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas”, observou.

Para o deputado, a posição de Jaraguá do Sul como polo econômico que atende a muitas demandas dos municípios da região e a sua densidade populacional permitem reivindicar a condição de sede de uma Região Metropolitana. Cita benefícios que seriam possíveis com repasses do governo federal, além de agilizar a busca e execução de projetos da união e do estado na região.

O parlamentar sugeriu que as entidades organizadas e as prefeituras da região se mobilizem para assegurar junto ao governador Raimundo Colombo a criação da RM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *