Década de 1990 – ACIJS completa 60 anos de história

Constituído em fevereiro de 1993 o primeiro Núcleo Setorial da ACIJS, com a formação do Núcleo de Marceneiros. Em abril é instalado o segundo núcleo, de panificadores.

Resultado dos esforços da ACIJS, a Escola Técnica Federal inicia suas atividades em 14 de junho de 1994.

Em 1996, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) se instala em Jaraguá do Sul, por meio de um convênio com a ACIJS que tem como objetivo prestar melhorias nos serviços e no âmbito do desenvolvimento. No mesmo ano, a Associação propõe o projeto “Chão Legal”, objetivando reduzir o número de loteamentos clandestinos existentes em Jaraguá do Sul.

Entidade apoia campanha para aumentar a contribuições para Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, em 1997. Ainda reivindica melhorias no sistema de energia elétrica à CELESC e discute a necessidade da criação de um aterro sanitário na cidade para dar um destino final adequado aos resíduos. O SESC chega a Jaraguá do Sul neste mesmo ano.

Em 1998, a ACIJS apoia a construção do novo Centro Cultural, a SCAR. Prepara Campanha pelo Voto Útil e apoia a campanha de transferências dos títulos eleitorais realizada nas empresas. A ACIJS formou um grupo de trabalho para discutir o destino final do lixo industrial. Neste mesmo ano, as empresas passam a utilizar serviços do SINE/SC. É definida a área para a construção do novo CEJAS ao lado da SCAR, o terreno foi entregue para que ACIJS, APEVI, CDL e Sindicatos Patronais construíssem sua nova sede.

Outro marco de 1998 foi a visita do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso em a comemoração dos 60 anos da ACIJS.

l

Em 1999, a ACIJS ajuda a comunidade médica a sanar os problemas com as dívidas dos hospitais. A AGENDA 21, iniciativa da ACIJS para o planejamento do desenvolvimento de Jaraguá do Sul, recebe sugestões da comunidade.  A SC-GÁS inicia implantação de rede em Jaraguá do Sul também em 1999.

Direitos reservados ao JVA – Arquivo Histórico/Acervo Jornal do Vale, PMJS – Arquivo Histórico/Acervo Prefeitura e ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *