Década de 1970 – ACIJS cria comissões para articular negociações com lideranças

A década de 70 foi de muito trabalho e reinvindicações para a melhoria de vida dos jaraguaenses.

Em 1976 funcionavam, na Associação, seis comissões voltadas às negociações envolvendo interesses diretos da comunidade empresarial, com o objetivo de: avaliar as condições das estradas, viabilizar a instalação do centro de treinamento do SENAI/SESI, a instalação de agência do INPS, a criação de faculdades, a formação de sindicatos patronais e de aproximação com a Federação das Associações Comerciais e Industriais – FACISC. A Associação se mobilizou para a integração rodoviária do Vale do Itapocu, na implantação e conclusão da SC 2, a atual BR-280, entre São Bento do Sul e a BR-101.

Jaraguá do Sul ano do Centenário  - 1976

Jaraguá do Sul ano do Centenário – 1976

No âmbito de infraestrutura, a Associação reivindicou junto a CELESC a ampliação e melhoria do fornecimento de energia elétrica em Jaraguá do Sul, para proporcionar possibilidades de crescimento à economia local. Também foram feitas reivindicações à COTESC visando a solução dos problemas com as ligações telefônicas interurbanas e a ampliação da rede telefônica de Jaraguá do Sul.

A falta infraestrutura, de mão de obra, de casas para alugar e a falta de formação para mão de obra especializada foram alguns assuntos discutidos pela Associação. O debate se estendeu sobre a necessidade de um ginásio noturno, para dar oportunidade aos colaboradores das empresas ampliarem seus conhecimentos.

Em 1975, foram divulgados os dados sobre a evolução industrial de Jaraguá do Sul. A cidade evoluiu chegando à posição de destaque no cenário econômico catarinense, sendo o 3º parque industrial do estado. Em 1978, Jaraguá do Sul chega ao 7º lugar em arrecadação de ICMS. Apresentou um crescimento de 61,60% sobre o ano de 1976 e representa 12,36% da arrecadação da microrregião Norte do Estado.

Direitos reservados ao JVA – Arquivo Histórico/Acervo Jornal do Vale, PMJS – Arquivo Histórico/Acervo Prefeitura e ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *