Conheça o trabalho realizado pelos Núcleos Empresariais

Celso Berri, proprietário do Hotel Nelo e participante do Núcleo de Hospitalidade conta a experiência que vivencia, desde que começou a participar do núcleo.  Os grupos de trabalho são compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não. Tem como objetivo aproximar, promover o associativismo, favorecer o desenvolvimento das empresas, do seu setor e da economia do município. Vale lembrar que, os núcleos podem atuar de diversas formas de acordo com a necessidade do segmento e do planejamento estratégico construído pelos próprios nucleados.

Confira a entrevista que ele concedeu para o nosso blog.

celso-blog

Qual a importância de participar do núcleo empresarial e do associativismo?

Um dos principais diferenciais de se fazer parte de um núcleo setorial é o estímulo à melhoria permanente. Na prática, o benchmark dentro do próprio núcleo favorece isso, criando um ambiente onde queremos diminuir nossas diferenças, e por consequência aumentar nossa competitividade. A maioria das ações desenvolvidas pelo núcleo, não estariam acessíveis individualmente para o micro e pequeno empresário, não fosse o caráter associativista do mesmo. Com o rateio dos custos, a troca de informações, as missões empresariais, os cursos de capacitação, deixaram de ser algo exclusivo das grandes empresas.

O que mudou na sua empresa depois de se tornar um nucleado?

Percebi que se quisesse aumentar meu faturamento, precisaria de ajuda para profissionalizar meu negócio. Não importa se você é grande ou pequeno, a gestão profissional pode ser a mesma! É apenas uma questão de escala.

Quais ações que participou com o núcleo que fizeram a diferença para o seu negócio?

Entre outras, a capacitação dos gestores e equipes, através dos profissionais do SEBRAE fez muita diferença!

O núcleo foi contemplado no programa Empreender Competitivo, de que forma isso contribui para os nucleados?

Isso nos mantém no rumo e estimulados. O programa exige disponibilidade dos gestores e nos obriga a delegar.

Qual o recado que você deixa para quem ainda não faz parte do núcleo?

Indo em desencontro do que nos ensina a estratégia da guerra, eu diria que precisamos nos associar para conquistar. O aumento de nossa representatividade só acontece quando o grupo está unido. Podemos não concordar com tudo, mas todos querem o mesmo objetivo. Estar associado é, antes de tudo, somar e contribuir para crescermos juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *