Bairro Amizade recebe área com plantio de árvores pelo projeto Óleo Útil

Moradores das imediações da Rua Francisco Dutra, no Bairro Amizade, ganharam na manhã desta quarta-feira um presente especial. 1068 mudas de árvores foram plantadas às margens de um córrego que corta a região, como resultado do programa “Óleo Útil”, iniciativa do Núcleo de Postos de Combustíveis ACIJS-APEVI.

entrega-arvores-4

A entrega da área à Associação de Moradores contou com a presença do prefeito Dieter Janssen, da presidente da ACIJS, Monika Conrads, e de outras lideranças. O objetivo da ação é estimular as pessoas a entregarem o resíduo de óleo comestível, para a destinação correta, oferecendo em contrapartida o plantio de espécies da mata nativa da região.

Idesides Resende Filho, presidente da Associação de Moradores, lembrou que a região foi castigada pelas cheias 2008, com danos principalmente nas proximidades do córrego. “Temos agora a tarefa de cuidar das mudas para que no futuro este seja um local bonito, com um bosque que possa ser utilizado por todos”, assinalo o representante de 07 mil moradores da localidade.

entrega-arvores-3

Sérgio Seefeld, coordenador do núcleo de Postos de Combustíveis, destaca o sucesso do programa, iniciado em 2011. No primeiro ano, realizado de outubro de 2011 a setembro de 2012, foram recolhidos 10.689 litros de óleo que trouxeram como retorno para comunidade as mudas de árvores entregues ao Bairro Amizade. A meta é dar continuidade ao trabalho de conscientização e realizar outros plantios, beneficiando principalmente as áreas próximas de rios e assim contribuir na recuperação da mata ciliar. Segundo ele, outras 1.200 mudas que resultam da campanha em 2013 já estão asseguradas para o plantio no próximo ano. “O resultado nos anima muito e com certeza avançaremos mais porque este é um projeto sem prazo para acabar”, afirma Sérgio Seefeld, destacando ainda a contribuição de empresas participantes do Núcleo de Gastronomia.

entrega-arvores-2

A presidente Monika Conrads e o prefeito Dieter Janssen destacaram a importância da iniciativa, reconhecendo no programa uma forma de envolvimento da comunidade com a preservação ambiental. Leocádio Neves e Silva, presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente assinala que a participação das empresas e de lideranças do município tem um efeito positivo na motivação das pessoas. “Os moradores acabam sendo estimulados quando percebem que suas lideranças estão ativas neste processo de educação ambiental”, observa. Parceira da iniciativa, a empresa de consultoria ambiental Biovita foi responsável pela orientação técnica e mapeamento com vistas ao replantio, conforme Evelise Garcia Parham Fard.

entrega-arvores-1

Sérgio Seefeld lembra que todos podem continuar contribuindo entregando a sobre do óleo de cozinha em garrafa PETs fechadas  em um dos  47 pontos de coleta localizados em 27 postos de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Após a classificação o óleo é reutilizado para a fabricação de ração animal e biodiesel. O material não é destinado ao fabrico de sabão porque, conforme os técnicos, diluído na água o material acabaria retornando ao meio ambiente.

O programa “Óleo Útil” é uma iniciativa do Núcleo de Postos de Combustíveis, com a colaboração do Núcleo de Gastronomia e apoio da empresa Restióleo, da ONG Angusa, Samae, Fujama e Biovita. Os postos participantes são: Rede de Postos Mime, Auto Posto 28, Posto Emmendorfer, Posto Amizade, Posto Bogo, Posto Cidade, Posto Fenix, Posto Marcolla, Posto Pérola, Posto Pezzini e Posto Rudnick.

Informações pelo telefone (47) 3275-7019 ou pelo e-mail [email protected].

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *