Centro de Inovação Jaraguá do Sul ganha identidade própria e passa a ser gerido por Organização Social

Novale Hub. Esta é a denominação oficial do Centro de Inovação Jaraguá do Sul – CIJS, que passa a ter como gestor uma Organização Social sem fins lucrativos formada por representantes da comunidade.

A solenidade de assinatura do contrato que oficializa o início de atividades do empreendimento ocorreu nesta segunda-feira, 19. Entregue pelo Governo do Estado em junho último, o Centro de Inovação dependia de processos que assegurassem as condições legais de funcionamento do espaço, dedicado ao fomento de novos negócios que agreguem valor à matriz econômica do município e região.

Domingos Zancanaro, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, lembra que a aprovação de duas leis pela Câmara de Vereadores e a constituição de uma Organização Social foram condições determinantes para que o Centro de Inovação existisse de fato e de direito.

Destaca o empenho da sociedade civil organizada, por meio da criação da Associação Centro de Inovação e do Conselho Municipal de Inovação – com representantes da iniciativa privada, instituições de ensino e poder público – para que o processo fosse bem-sucedido. Como passo seguinte, por meio de edital, foi selecionada a entidade responsável pela gestão, cuja escolha recaiu sobre a própria Associação, atendendo às exigências legais.

Como etapa final do processo, através de trabalho voluntário coordenado pela Católica de Santa Catarina e a agência de comunicação CMC, foram envolvidos alunos do curso de design da instituição, professores e outros profissionais, foi definida a identidade e a definição mercadológica do empreendimento.

 

“Foi um processo de criação durante dois dias de intensas atividades que ao mesmo tempo se apresentou como desafio também demonstrou a inspiração com o propósito deste projeto”, assinala Luis Hufenüssler Leigue, diretor da CMC.

Para o presidente do agora Novale Hub, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a definição do modelo de gestão do Centro de Inovação, por si só, representa uma proposta inédita.

“Esperamos que este espaço se torne referência, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura da inovação com ênfase na tecnologia, oferecendo um novo componente à matriz econômica de Jaraguá do Sul baseada na governança, na eficiência e com resultados em produtos e serviços”, afirma o empresário.

O prefeito Antídio Lunelli disse que concluída a formatação do Centro de Inovação, o objetivo agora deve ser o fomento a novas ideias que surjam do ambiente acadêmico, de novos empreendedores ou de empresas interessadas em desenvolver seus projetos.

“Jaraguá do Sul já foi a terceira economia de Santa Catarina, hoje somos a oitava e esta situação tem nos trazido uma perda anual de receita da ordem de R$ 100 milhões. Hoje damos um passo importante para mudar esta situação”, completou.

Sobre o Centro de Inovação

O Novale Hub (Centro de Inovação Jaraguá do Sul) localiza-se na Rua Césare Valentini, 200, no Bairro Três Rios do Sul.

Ocupa um prédio com 4 pisos numa área total de 7.216,60 metros quadrados, sendo 2.700 metros quadrados de área construída dedicada à área de incubação.

O empreendimento vai abrigar projetos e empresas a serem incubadas, que serão selecionadas por meio de edital, integrando o futuro Distrito de Inovação do município, onde também estarão concentradas outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e da Prefeitura, com a colaboração de entidades como ACIJS, APEVI, FIESC, e instituições como SENAC, SENAI, IFSC, Católica SC, ACATE e Fundação Certi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *