Notícias 20 nov, 18

Novale Hub. Esta é a denominação oficial do Centro de Inovação Jaraguá do Sul – CIJS, que passa a ter […]

Centro de Inovação Jaraguá do Sul ganha identidade própria e passa a ser gerido por Organização Social

Novale Hub. Esta é a denominação oficial do Centro de Inovação Jaraguá do Sul – CIJS, que passa a ter como gestor uma Organização Social sem fins lucrativos formada por representantes da comunidade.

A solenidade de assinatura do contrato que oficializa o início de atividades do empreendimento ocorreu nesta segunda-feira, 19. Entregue pelo Governo do Estado em junho último, o Centro de Inovação dependia de processos que assegurassem as condições legais de funcionamento do espaço, dedicado ao fomento de novos negócios que agreguem valor à matriz econômica do município e região.

Domingos Zancanaro, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, lembra que a aprovação de duas leis pela Câmara de Vereadores e a constituição de uma Organização Social foram condições determinantes para que o Centro de Inovação existisse de fato e de direito.

Destaca o empenho da sociedade civil organizada, por meio da criação da Associação Centro de Inovação e do Conselho Municipal de Inovação – com representantes da iniciativa privada, instituições de ensino e poder público – para que o processo fosse bem-sucedido. Como passo seguinte, por meio de edital, foi selecionada a entidade responsável pela gestão, cuja escolha recaiu sobre a própria Associação, atendendo às exigências legais.

Como etapa final do processo, através de trabalho voluntário coordenado pela Católica de Santa Catarina e a agência de comunicação CMC, foram envolvidos alunos do curso de design da instituição, professores e outros profissionais, foi definida a identidade e a definição mercadológica do empreendimento.

“Foi um processo de criação durante dois dias de intensas atividades que ao mesmo tempo se apresentou como desafio também demonstrou a inspiração com o propósito deste projeto”, assinala Luis Hufenüssler Leigue, diretor da CMC.

Para o presidente do agora Novale Hub, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a definição do modelo de gestão do Centro de Inovação, por si só, representa uma proposta inédita.

“Esperamos que este espaço se torne referência, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura da inovação com ênfase na tecnologia, oferecendo um novo componente à matriz econômica de Jaraguá do Sul baseada na governança, na eficiência e com resultados em produtos e serviços”, afirma o empresário.

O prefeito Antídio Lunelli disse que concluída a formatação do Centro de Inovação, o objetivo agora deve ser o fomento a novas ideias que surjam do ambiente acadêmico, de novos empreendedores ou de empresas interessadas em desenvolver seus projetos.

“Jaraguá do Sul já foi a terceira economia de Santa Catarina, hoje somos a oitava e esta situação tem nos trazido uma perda anual de receita da ordem de R$ 100 milhões. Hoje damos um passo importante para mudar esta situação”, completou.

Sobre o Centro de Inovação

O Novale Hub (Centro de Inovação Jaraguá do Sul) localiza-se na Rua Césare Valentini, 200, no Bairro Três Rios do Sul.

Ocupa um prédio com 4 pisos numa área total de 7.216,60 metros quadrados, sendo 2.700 metros quadrados de área construída dedicada à área de incubação.

O empreendimento vai abrigar projetos e empresas a serem incubadas, que serão selecionadas por meio de edital, integrando o futuro Distrito de Inovação do município, onde também estarão concentradas outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e da Prefeitura, com a colaboração de entidades como ACIJS, APEVI, FIESC, e instituições como SENAC, SENAI, IFSC, Católica SC, ACATE e Fundação Certi.



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Acompanhamento do cronograma de serviços é uma das ações colocadas em prática pela entidade como forma de buscar mais agilidade à obra

Especialista fala sobre Estratégia Empresarial em palestra para associados

Atividade marca início de novo módulo do PGVE - Programa de Gestão e Vivência Empresarial

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira quais os assuntos que estão em pauta na agenda semanal dos Núcleos ACIJS

Feirão do Núcleo de Revendas ACIJS é destaque da agenda de bons negócios em Jaraguá e região

Objetivo do evento é dar oportunidades de acesso fácil para a primeira compra ou para quem deseja trocar de veículo, aproveitando vantagens na negociação

Economista apresenta cenários e oportunidades a empresas do setor eletrometalmecânico

Evento é gratuito e aberto a empreendedores interessados em conhecer oportunidades de crescimento por meio do associativismo

BR-280 – Atualizações na obra de duplicação

ACIJS faz o acompanhamento da obra para informação a associados e comunidade

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira a programação de encontros de nucleados e participe do fortalecimento do associativismo empresarial

#JuntosContraaDengue - Ação traz informações sobre a dengue em Jaraguá do Sul

Por meio da ferramenta, população conhece meios de prevenção, os sintomas da doença, calendário da aplicação do 'fumacê', como denunciar focos e a situação da dengue no endereço cadastrado pelo usuário, entre outras funcionalidades

ACIJS inicia mobilização para criação de Núcleo de Facções Têxteis em Jaraguá do Sul

Reunião de sensibilização para fortalecer cadeia da indústria têxtil na região é um dos destaques da agenda dos Núcleos Empresariais da ACIJS

Evento de posse de diretoria consagra força da ACIJS no associativismo empresarial

Lideranças fazem reconhecimento público ao papel social da entidade em prol do desenvolvimento com sustentabilidade de Jaraguá do Sul e região

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar