Presidente da Celesc anuncia investimento de R$ 30 milhões

plenaria-9-9Foto: Flávio Ueta

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, garantiu durante a plenária da ACIJS-APEVI que a companhia irá investir R$ 30 milhões em Jaraguá do Sul e região, com o objetivo de atender o aumento de consumo de energia no Vale do Itapocu. Com isso, a estatal assegura um aumento de 80% na capacidade de fornecimento, desta maneira suportando o crescimento previsto para a região nos próximos anos.

No pacote de investimentos consta a ampliação das 3 subestações existentes, construção de 2 novas subestações, 8 novos transformadores e novos alimentadores. “São projetos que resultam de um estudo que estamos concluindo e que levam em conta a chegada de novas empresas à região, que exige novas linhas de transmissão e de fornecimento seja em baixa, média e alta tensão”, assinalou Siewert.

CleversonFoto: Flávio Ueta

A presidente da ACIJS, Monika Conrads, lembrou que a comunidade vem aguardando nos últimos anos novos investimentos no setor de energia elétrica, e a demora na atenção aos pleitos que vêm sendo feitos sistematicamente pode comprometer o crescimento da economia regional. “Nossa expectativa é positiva com as informações que estamos recebendo da diretoria da Celesc e vamos acompanhar o desenvolvimento deste plano de investimentos”.

Ainda durante a plenária, aconteceu a abertura da Semana da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. Diogo Otero, presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), ressaltou os avanços na organização do empreendedorismo e o trabalho das entidades associativistas.  Segundo ele, os índices de longevidade do setor verificados em Jaraguá do Sul se devem ao envolvimento com o movimento associativista.

fampescFoto: Flávio Ueta

Diogo Otero apresentou dados de pesquisa do GEM – Global Entrepeneurship Monitor realizada em âmbito mundial que é coordenada no Brasil pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e produtividade (IBQP). Um dos indicadores da pesquisa mostra que ter o negócio próprio é o sonho de 43,5% dos brasileiros, taxa que na região Sul é de 30% dos pesquisados. Em 2012, 30,2%  dos indivíduos adultos da população eram empreendedores iniciais ou estabelecidos. “Isto mostra que 36 milhões de brasileiros de 18 a 64 anos estão envolvidos na criação ou administração de algum tipo de negócio”.

A presidente da APEVI, Leonir Zacarias, ressaltou os 28 anos de fundação da entidade, comemorados nesta terça-feira. “É uma entidade que tem buscado representar as empresas e os empreendedores individuais e nada melhor comemorar com uma programação que permite aos associados se aperfeiçoar com informações para a melhoria da gestão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *