Cejas é a casa do Encomex 2014

China, Estados Unidos, Argentina, Países Baixos e o Japão são os principais destinos das exportações brasileiras. Somente em janeiro de 2014, as vendas somaram 16,03 bilhões de dólares. O montante é 0,4% a mais do que no mesmo período do ano passado, contudo, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ainda sente falta da cultura exportadora no país.

Uma forma de incentivo é capacitar os empresários e debater com especialistas. A oportunidade será nos Encontros de Comércio Exterior (Encomex), que acontece neste ano com o tema “Competitividade e Inovação”. A data ainda é indefinida, mas o local está confirmado: o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). São esperados cerca de 500 participantes de todo o país.

Para isso, a equipe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior reuniu-se com lideranças locais, nesta terça-feira (11), a fim de definir os primeiros passos da organização. Esta é a segunda vez que Jaraguá do Sul recebe o evento; a primeira foi em 2007.

Flavio Martins Pimentel (E), do Ministério do Desenvolvimento; Marco Murara, Sebrae; Ivani Bersch Froeder, Ipplan

Flavio Martins Pimentel (E), do Ministério do Desenvolvimento; Marco Murara, Sebrae; Ivani Bersch Froeder, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Segundo o Coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do Ministério, Flavio Martins Pimentel, o objetivo do evento é de sensibilizar os empresários para essa cultura – pois mercado externo é importante para o fortalecimento das divisas, gera empregos e pode contribuir para uma balança comercial positiva do Brasil.

“É um cenário que precisamos melhorar no país como um todo. Apesar do superávit comercial nos últimos anos, sabemos que isso é cíclico. Por isso, é importante consolidar as exportações brasileiras e fortalecer as empresas: para que elas se voltem ao comércio exterior e assim não ficamos sujeitos aos movimentos cíclicos da economia internacional”, explica.

A próxima reunião do grupo deverá acontecer no dia 13 de março, com a apresentação do pré-projeto do evento aos parceiros locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *