aaa

Especialista fala sobre ambiente tributário no Brasil

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico revela que o Brasil tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina.

 No ranking, que compreende 18 países, o país aparece atrás apenas da Argentina, com impostos e tributos pagos pelos brasileiros e pelas empresas correspondendo a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na Argentina, essa proporção é de 37,3%. No Uruguai, terceiro no ranking, a carga tributária é de 26,3%.

Segundo especialistas, como consequencia direta da elevação da carga tributária a atividade produtiva vem se tornando cada vez mais onerosa. A produção de bens e serviços vai deixando de ser atrativa, reduzindo a competitividade do setor produtivo.

Para discutir com empresários o ambiente tributário no Brasil, estará na plenária semanal da ACIJS e APEVI de segunda-feira, dia 4 de agosto, o advogado Helcio Honda, especialista em direito empresarial e diretor do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), além de vice-presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos na FIESP.

Os dados da OCDE também mostram que a carga tributária brasileira como proporção do PIB vem crescendo desde 2010. A última redução aconteceu em 2009, quando o PIB teve um forte crescimento, de 7,5%, o que fez com que os impostos passassem a representar uma fatia menor da economia.

Além deste assunto, também participa da plenária o consultor de segurança e diretor de inovação da FT Segurança, Rubem Henrique, abordando no Espaço das Marcas o uso da tecnologia na segurança comunitária. Após a reunião plenária, a empresa oferecerá coquetel no salão de eventos Rodolfo Hufenüssler.

Durante a reunião, também vai ocorrer a assinatura de convênio entre a ACIJS e o Hospital São José para a prestação de serviços em saúde para os colaboradores da entidade e empresas associadas. A parceria será formalizada pelo presidente do Conselho Administrativo do hospital, Vicente Donini.

Aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral, a plenária ACIJS-APEVI acontece sempre às segundas-feiras, às 18h15, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou 3275-7016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *