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Ações de marketing na Copa do Mundo serão controladas de perto pela FIFA

A Copa do Mundo e as Olimpíadas são eventos particulares, realizados e administrados pela FIFA e COI, que possuem direitos exclusivos de exploração em âmbito mundial. “A FIFA e o COI agem para proteger o símbolo e os patrocinadores. A atuação para os que descumprirem as regras é de ordem penal e civil, por isso as empresas devem evitar ao máximo serem notificadas, pois a indenização pelo uso indevido da marca é altíssima”, afirma Paulo Gomes de Oliveira Filho, advogado da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, convidado da palestra do dia 28/11.

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Durante o evento ele apresentou quem são os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo, a legislação aplicável, a lei geral da Copa com vigência até dezembro de 2014, os elementos e termos protegidos e as orientações da FIFA do que as empresas não patrocinadoras podem e não podem fazer durante a Copa. Paulo ressaltou que as regras da FIFA são extremamente rígidas e todas as empresas que descumprirem estão sujeitas a uma notificação. “Não são apenas empresas de grande porte que estão sendo autuadas, algumas empresas pequenas do interior do Brasil já foram notificadas. A FIFA notifica e pede a suspensão do anúncio, caso a empresa não cumpra a solicitação dentro do prazo estabelecido ela será multada”.

Para finalizar ele falou sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar a associação ilícita e o que pode ser explorado. As empresas que querem fazer exibições públicas dos jogos, como bares e restaurante, precisam se cadastrar no site www.exibicaopublicafifa.com.br que foi desenvolvido para conceder a autorização de exibição do evento.

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