aaa

ACIJS recebe Unidade Móvel de Treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho

Unidade Móvel ficará à disposição de empresas, de profissionais da área e interessados em receber orientações sobre segurança e saúde no trabalho no estacionamento do Centro Empresarial

A ACIJS e o Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho recebem nesta quarta-feira (17) uma Unidade Móvel de Treinamento que ficará à disposição de empresas da região com o objetivo de orientar em ações de prevenção às Normas Regulamentadoras exigidas por lei.

A atividade ocorrerá às 9h30min no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, quando o equipamento será apresentado e também fornecidos detalhes dos recursos de alta tecnologia aplicados na prevenção de emergências e no combate a sinistros relacionados às NRs 23 (proteção contra incêndio), 33 (segurança e saúde no trabalho em espaços confinados) e 35 (trabalho em altura).

O equipamento ficará disponível no estacionamento do CEJAS para visitação e obtenção de informações sobre as atividades, até às 12 horas. O evento é aberto a empresas e ao público que tem interesse na área da segurança e saúde do trabalho. Informações e confirmações de presença pelo telefone (47) 98804-3982 (whatsapp) ou pelo e-mail [email protected]

O que são Normas Regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e saúde no trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.

Como o nome já diz, as NRs “regulam” as práticas de saúde e segurança dos funcionários de todas as empresas públicas e privadas. Elas existem como um capítulo integrante da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), desde 1977. As NRs – como são também conhecidas no mundo corporativo -, têm passado por revisões e atualizações importantes nos últimos 30 anos.

As atualizações são fundamentais na medida em que mantém as regras adequadas à realidade atual do mercado de trabalho, que evolui constantemente passando, principalmente, por inovações tecnológicas, de infraestrutura, de segmentos e até mesmo às mudanças de comportamento dos funcionários em seu ambiente de trabalho.

Hoje em dia, há 36 NRs vigentes no mercado. Elas orientam sobre práticas comuns em todas as empresas, independentemente do setor em que atuam e englobam, também, tratativas que determinadas atividades ou segmentos requisitam por causa de sua complexidade, maiores riscos ou severidade.

Diante disso, é muito grande a importância que as NRs assumiram, nos últimos anos, no dia a dia das empresas e dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *