aaa

ACIJS promove novo workshop do método Canvas

A ACIJS realiza nos dias 20 e 21 de novembro nova capacitação a interessados em aprender a aplicar o Business Model Canvas, um método colaborativo que permite a criação de um modelo de negócios no qual é possível visualizar todo o empreendimento em uma única página.

O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

A metodologia foi criada em meados dos anos 2000 pelo suíço Alex Osterwalder e se constitui em esquema visual que possibilita as pessoas desenvolverem modelos de negócios analisando 9 elementos que toda empresa ou organização possuem, como proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas.

Essa metodologia possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa. O conceito Canvas é reconhecido em todo o mundo e é utilizado por grandes organizações como IBM, Ericsson, Deloitte, Public Works, o governo do Canadá, entre outras. Segundo especialistas, é uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores e empresas para iniciar um negócio ou para inovar em empresas já constituídas.

Em formato de um quadro, o Canvas permite analisar o modelo de negócios que está sendo criado, remodelado, adaptado com o pensamento visual, que consiste em usar desenhos para representar situações ou ideias. Os 9 componentes do Canvas cobrem as 4 principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

O workshop será conduzido por professor universitário Júnior Vendrami, designer gráfico com especialização em empreendedorismo e mídias digitais e mestrando em design de interface na Universidade Federal de Santa Catarina, e por Taís Mendes Lucena, graduada em comunicação social e com especialização em empreendedorismo e mídias digitais, com 13 anos de mercado e atuando em agências de comunicação no estado.

A capacitação será realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, das 19h às 21h30. Informações sobre o investimento e inscrições estão disponíveis pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (47) 3275-7059.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *