Sistema Fiesc comemora Semana da Indústria em Jaraguá do Sul
O Sistema Federação das Indústrias de Santa Catarina abre na segunda-feira, durante a plenária semanal da Acijs e Apevi, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, a programação da Semana da Indústria.
O evento, às 18h, vai contar com a presença do diretor de Relações Industriais da Fiesc, Carlos Henrique da Fonseca, que fará a apresentação do PDIC – Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense com foco nos segmentos produtivos característicos da região do Vale do Itapocu e em suas áreas emergentes. Após a plenária, a Fiesc oferece coquetel aos presentes no salão de eventos Rodolfo Hufenüssler, no CEJAS
Além da palestra de abertura na reunião da Acijs e Apevi, a programação segue nos dias seguintes: na terça-feira, dia 26, será realizado café da manhã às 7h30 com empresários da região para o detalhamento das rotas estratégicas do PDIC nos segmentos têxtil e vestuário, metalmecânico e de alimentos; na quarta, 27, às 19h, a Associação Empresarial de Guaramirim recebe um debate sobre os aspectos jurídicos das Normas Regulamentadoras; e na quinta-feira, dia 28, a programação será completada às 19h, na Associação Empresarial de Schroeder com um debate sobre os aspectos jurídicos da contratação de menores aprendizes e de pessoas com deficiências.
As atividades que ocorrem na região estão integradas à comemoração dos 65 anos da Fiesc e são voltadas a empresários e ao público em geral. Informações pelos telefones (47) 3273-8116 e (47) 3275-7016.
Sobre o PDIC Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense
Por meio do Planejamento Estratégico, que tem como principal objetivo ampliar a competitividade da indústria catarinense, a Fiesc construiu um Programa de Desenvolvimento Industrial (PDIC) com visão de curto, médio e longo prazo para os diversos setores industriais do estado.
O PDIC tem como meta identificar os setores indutores de desenvolvimento, identificar as visões de futuro para cada setor, traçar o caminho mais provável para atingi-la e promover a articulação de todas as partes interessadas.
Trata-se de um programa de múltiplas iniciativas, conectadas no sentido de potencializar o desenvolvimento da indústria estadual, apontando tendências promissoras e obstáculos a serem superados pelos segmentos até 2022, por meio da articulação entre empresas, governo, terceiro setor e instituições de ensino. Essa articulação é necessária para que as oportunidades sejam absorvidas pelo setor industrial e para que os esforços conjuntos permitam reposicionar, ainda mais, Santa Catarina em âmbito nacional e internacional.
A apresentação das rotas integra uma série de lançamentos que a Fiesc realizado pelo Estado e contemplando setores de saúde, energia e indústrias emergentes. Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos “portadores de futuro” em todas as regiões do Estado.