4 erros que afastam usuários de seu App ou Serviço Web
Especialista nas áreas de ciências cognitivas e design de interfaces, o israelense Jacob Greensphan passou as últimas duas décadas ajudando empresas a engajar consumidores de diversos perfis e nacionalidades.
Entre as principais lições aprendidas durante esse período Greensphan destaca a importância de criar laços emocionais com os consumidores. “Não basta criar um layout bonito e divertido. As melhores experiências de usuário são aquelas que despertam sentimentos genuínos em quem usa uma determinada tecnologia”, diz.
1 – Não colher feedbacks
Não adianta apenas mostrar a solução para familiares e amigos. É preciso se encontrar com grupos de usuários e escutar suas impressões sobre a ferramenta. Lembre-se: existe uma diferença entre perguntar o que as pessoas pensam e o que elas sentem sobre um site ou um aplicativo.
2 – Confiar apenas na intuição
Intuição é importante para qualquer desenvolvedor. Mas esse sentimento precisa estar amparado em dados concretos. A melhor forma de fazer isso é estabelecer uma metodologia operacional para analisar informações, fazer ajustes e monitorar processos de inovação.
3 – Menosprezar o aspecto emocional
Muitos desenvolvedores observam apenas as funcionalidades básicas e o aspecto visual das plataformas. Isso faz com que eles esqueçam de analisar os gatilhos emocionais que elas despertam. Estabelecer vínculos de confiança entre é fundamental para atrair e reter usuários.
4 – Ignorar as conexões com o mundo real
Pense na caixinha de cortar e colar dos processadores de texto. Ou no ícone clipe dos anexos de email. Dois símbolos ultrapassados, mas que continuam ativos e populares devido à sua relação autoexplicativa com o mundo real. Esse tipo de conexão ajuda a ilustrar a funcionalidade da plataforma de forma rápida e intuitiva.
Via: Revista PEGN