19 de Janeiro: Dia do Cabeleireiro

Dia 19 de Janeiro. Um dia especial. Dia de homenagear os donos das tesouras, pentes e espelhos. Dia de Homenagear o Núcleo de Cabeleireiros. Sim, eles, cabeleireiros e cabeleireiras. E para comemorar trouxemos 17 dicas de como divulgar a sua barbearia, salão de beleza ou estética. Uma ajuda nos negócios!

Mas primeiro fica a pergunta: como atrair clientes para um salão de beleza? Se você está começando, abrindo uma nova unidade ou simplesmente tocando o seu salão de beleza, não importa. Saber como fazer marketing para salão de beleza é essencial para divulgar e atrair clientes neste mercado tão dinâmico.

Também não importa se você é autônoma ou dono de uma grande rede de salões. Tampouco se possui formação na área de marketing, publicidade e internet. Todas as dicas que apresentamos aqui são simples e fáceis de implementar.

Saber como fazer marketing para salão de beleza é essencial para divulgar e atrair clientes neste mercado tão dinâmico.

Saber como fazer marketing para salão de beleza é essencial para divulgar e atrair clientes neste mercado tão dinâmico.

Mas primeiro, vamos definir o perfil de sua clientela: Qual tipo de cliente é o mais comum? Idade, preferências, classe social, profissão/ocupação; Liste o que esses clientes gostam de fazer, de ir, de ler, assistir; Liste porque seus clientes ainda voltam para você, pelo que você é reconhecido(a).

Esses três pontos irão fazer com que você escolha as melhores ideias e que elas tenham mais chances de dar certo

Agora as 17 dicas de como divulgar salão de beleza e estética:

#1 Folhetos e circulares

Antes de qualquer coisa o seu material deve ser bonito. Por que alguém iria para um salão que o material é “pobre”? Não se esqueça de colocar endereço, telefone e serviços oferecidos neste panfleto. Uma sugestão é fazer com que o próprio panfleto se torne um cupom. Preocupe-se depois com os horários, onde entregar e para quem. Outra dica é treinar bem quem vai entregar – e representar o seu negócio.

#2 Parcerias locais

Associações de bairros, sindicatos, escolas/universidades, clubes e grandes empresas são ótimos alvos para parcerias. Ofereça condições especiais para os funcionários e associados. Normalmente nessas grandes organizações você precisa falar com a pessoa certa, quem decide. O presidente e diretor principal pode ser o seu alvo mas em alguns casos gerente/diretores de RH que cuidam do bem estar da empresa podem ser a pessoa com quem deseja falar.

#3 Rede de lojas e estabelecimentos da região

Pizzaria, supermercado, academia ou farmácia vizinha pode ser um ótimo aliado. Você leva clientes para eles e eles para você. Justo não? Não seja tímido, passe lá e marque uma conversa rápida.

#4 Faça um Instagram

O Instagram tem sido a sensação para hairstylist no mundo todo. Divulgue as fotos do seu estabelecimento, clientes e trabalho. Acompanhe sua clientela e interaja com ela.

#5 Faça uma Fanpage no Facebook

Ter uma página profissional no Facebook é primordial, para não dizer básico. Lá você pode divulgar promoções, avisar sobre mudanças e novidades, compartilhar fotos e até mesmo receber marcações por chats.

#6 Organiza eventos e Happy Hours

Receber clientes, amigos e vizinhos é sempre uma boa oportunidade para que sua marca fique na boca do povo.

#7 Parceria com fotógrafos locais

Fotógrafos estão sempre precisando de maquiadores e cabelereiras para os seus trabalhos. Além de muitas vezes ser pago por seus serviços no local, as cabelereiras obtém o crédito junto com o fotógrafo por quaisquer fotografias publicadas.

#8 Tire fotos de clientes e as poste online de forma consistente

Mantenha uma câmera digital acessível e tire fotos de seus cortes e estilos regularmente.. Escolha suas fotos melhores e mais diversificados e certifique-se de publicá-las em seu site, Fanpage e Instagram. Lembre-se de pedir autorização da cliente para postar as fotos.

#9 Cartão de visita

Você e todos que trabalham com você devem agir como um outdoor. Portanto, ter um cartão de visitas sempre em mãos é importante, acredite.

#10 Comece um blog

Nada funciona melhor em marketing na internet do que tornar-se um recurso de informações específicas. Como um cabeleireiro, por exemplo, você provavelmente pode facilmente pensar em produtos que você pode indicar, ou tranças difíceis que você pode escrever tutoriais sobre como fazer. Divulgue os vídeos, imagens ou textos em seu site e Facebook. Estes artigos podem aumentar a sua visibilidade além de criar fidelidade com sua clientela.

#11 Fique em dia com as tendências mais quentes

Fez um tratamento novo? Uma cor de unha que acabou de lançar? Sempre é bom estar atualizada! Seus clientes vão adorar.

#12 Venda seus produtos on-line

Muitos salões de cabeleireiro e centros de estética vendem produtos cosméticos. Por que não os vendes pela internet também?

#13 Programa de indicação

Salões de beleza dependem fortemente de publicidade. Considere dar um desconto em uma próxima visita a clientes que indicarem amigas. E mais, porque não beneficiar os dois? Junte isso com os outros sorteios e promoções em seu site e redes sociais. Treine também os funcionários para instruir e incentivar a clientela.

#14 Ofereça garantia em serviços e produtos

Se você acredita neles o suficiente para garantir a satisfação, os novos clientes vão ser mais propensos a ter uma chance e experimentar o seu salão de beleza do que o seu concorrente.

#15 Invista em uma boa fachada

Do que adianta o cliente te encontrar na internet mas tiver dificuldade de encontrar o seu endereço? E mais, imagine a cliente que vai ao seu salão para ficar bonita e a fachada está velha, desatualizada e suja. Qual a imagem que o seu serviço passa? Invista em uma fachada bonita e criativa, vale a pena! Não se esqueça de colocar o website e telefone para agendamento.

#16 Invista em uma vitrine

Uma vitrine bem elaborada tem o mesmo efeito que a fachada. Mas também é importante por outros dois motivos: pode ajudar você à vender mais produtos e atrair quem passa ocasionalmente em frente à sua loja. Preocupe-se também com a iluminação!

#17 Faça promoções em sites especializados

Existem diversos sites na internet especializados em promoções. Apesar dos problemas já conhecidos que podem ocorrer se for bem planejado pode ter efeitos excelentes para seu negócio. Principalmente na época de baixa ou na abertura de novas unidades. É importante entender que esse tipo de investimento é para colocar o seu cliente na loja – e não ganhar dinheiro imediatamente.

Por André Rabelo do StyleBeauty

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