Gestão Estratégica de Marcas: Branding
13 a 14 de Junho Gestão Estratégica de Marcas: Branding

OBJETIVO: Trazer um profundo entendimento sobre branding, seu processo e importância, trazendo conhecimento aos participantes sobre como contratar um projeto de qualidade e como gerir estrategicamente a sua marca.

Informações do Evento

Inscrições encerradas. Se você participou deste curso, aguarde que em breve disponibilizaremos fotos e materiais.

Gestão Estratégica de Marcas: Branding

13 a 14 de Junho de 2014 - 19:00h Local: Centro Empresarial de Jaraguá do Sul - CEJAS

PÚBLICO-ALVO:

Empresários, profissionais e estudantes de áreas diversas que estão buscando conhecimento sobre como destacar empresas em um mercado cada vez mais competitivo, potencializando seus resultados e construindo marcas únicas, relevantes, fortes e autênticas.

PROGRAMA

1. O que é marca?
2. O que é branding?
3. Como o branding e o design podem potencializar a sua marca?
4. Estrutura de um projeto de branding

4.1. Pesquisa
       Nesta fase serão realizadas pesquisas que fornecerão dados para um maior conhecimento sobre a empresa, seu público, principais concorrentes, cenário e suas tendências. 
       Os resultados destas pesquisas embasarão e direcionarão as estratégias da marca. Esta fase envolverá os seguintes ítens: 
        » Briefing; 
           - Reunião inicial com o cliente 
           - Elaboração de questionário 
           - Entrevista complementar com o cliente 
           - Elaboração de briefing detalhado 
        » Imersão; 
           - Estudo de documentos com dados sobre os produtos, empresa, redes sociais, website e demais pontos de contato (incluindo documentos de pesquisas já existentes que possam ser fornecidos pela empresa) 
        » Cenário nacional e internacional e trends do mercado em questão (desk research);
        » Concorrentes e benchmarks (desk research);
           • Moodboard 
           • Posicionamento 
           • Dados gerais 
           • Diferenciais 
           • Pontos negativos 
           • Comunicação 
» Público-alvo (desk research); 
» Reunião de apresentação e aprovação do relatório da Fase 01.

4.2. Análise
Uma vez obtidas as informações através das pesquisas realizadas na fase 1, a fase de análise consiste no estudo aprofundado e cruzamento dos resultados, cuja sua compreensão direcionará a escolha das ações mais adequadas para a marca, além da definição dos drivers, posicionamento, identidade verbal, plataforma de marca e outros, convergindo para sua estratégia de branding. 
    » Posicionamento dos concorrentes;
    » Análise SWOT (forças e fraquezas da empresa, além de oportunidades e ameaças de concorrentes e de mercado); 
    » Brand Diagnosis (diagnóstico da marca, contendo a conclusão sobre os dados adquiridos até então através das etapas anteriores); 
    » Reunião de apresentação e validação; 
    » Brand Being; 
       • Mindmaps (ou mapa mental, é o nome dado para um tipo de diagrama voltado para a exploração, compreensão e solução de problemas, podendo também ser utilizado como ferramenta de brainstorming) 
       • Wordcloud (técnica de Design Thinking utilizada para analisar, reconhecer padrões, gerar e organizar ideias) 
       • Drivers (direcionadores da marca); 
    » Essência (resgate da característica mais marcante de uma marca, peculiar, valores que vêm desde a criação da marca / negócio por parte de seus fundadores, DNA); 
    » Brand Language; 
       • Plataforma de Marca 
        - missão 
        - cultura 
        - tom de voz 
       • Brand Idea 
        - quem somos nós? 
        - quem é nosso público? (personificação) 
        - quais os nossos principais diferenciais? 
        - nossa principal promessa (posicionamento) 
        - validação do posicionamento 
        - moodboard (imagens inspiracionais provenientes do conteúdo do resultado da fase de análise) 
» Tagline (ou slogan, se necessário); 
» Reunião de apresentação e aprovação do relatório da Fase 2. 

4.3 Identidade
A fase de desenvolvimento de identidade verbal (naming) e visual (logotipo) tornará tangível toda a estratégia desenvolvida através das fases 01 e 02. Abaixo segue a descrição da fase supracitada: 
    » Naming (identidade verbal; apresentação da alternativa que se melhor se adeque aos drivers, posicionamento, perfil do público, metodologia e disponibilidade para registro); 
        • Briefing / fundamentos 
        • Brainstorming long-list 
        • Avaliação linguística; 
        • Avaliação oral; 
        • Análise individual dos nomes; 
        • Avaliação da disponibilidade (INPI, Google, listagem de domínios para internet); 
        • Avaliação dos candidatos (análise gráfica, sonora); 
        • Decisão final; 
    » Reunião de apresentação e aprovação do naming. 
    » Logotipo e identidade visual (apresentação da alternativa que se melhor se adeque aos drivers, posicionamento, perfil do público, metodologia e disponibilidade para registro); 
        • Análise de dados 
        • Investigação conceitual 
        • Definição de parâmetros 
        • Geração de alternativas 
        • Seleção de alternativas 
        • Aprimoramento de alternativas 
        • Prototipagem 
        • Validação de resultados 
        • Logotipo e identidade visual (a identidade caso necessária, em função dos resultados obtidos através das pesquisas) 
    » Reunião de apresentação e aprovação do relatório da Fase 3. 

4.4 Desenvolvimento Gráfico

5. Estudos de caso.

 

Currículo Resumido do Instrutor:

Lucas Saad - fundador e diretor do Saad Branding, é formado em Design pela Universidade Federal de Santa Maria — RS e pós-graduado em Branding — Gestão Estratégica de Marcas pela Universidade Positivo em Curitiba — PR, tendo realizado parte do seu MBA pela Brunel University em Londres, origem do branding no mundo. Há 10 anos na área, conta com ampla experiência dentro e fora do Brasil, tendo participado de projetos de clientes como Coca-Cola África do Sul, Dilma Rousseff, Ministério da Saúde, Governo de Angola, Odebrecht, Braskem, Liquigás, entre outros.
 
Horário: Sexta 19h às 22h30min e Sábado 8h as 12h.

Inscrições até 11/06/2014.

 


Avaliação Geral Avaliação Geral: Excelente

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